
Faça do seu Natal, um Natal ainda mais “verde”!
veja aqui!
1) Nos dias festivos tome um bom pequeno-almoço. Coma, de preferência, pão integral ou de centeio, lacticínios magros ricos em cálcio (leite, iogurte ou queijo) e fruta rica em vitaminas, minerais e fibra.
2) Não fique mais de 3 horas sem comer. Faça pequenas refeições ao longo do dia, entre as refeições principais,para evitar ter fome: que tanto ameaça a alimentação saudável.
3) Comece as refeições principais por uma sopa de legumes.
4) Acompanhe as refeições com salada e legumes cozidos. Para temperar utilize mais ervas aromáticas que sal e opte por condimentos menos calóricos como o vinagre ou o limão.
5) Quanto ao prato principal, os tradicionais bacalhau cozido e peru assado são opções muito saudáveis. Tenha apenas em atenção o sal do bacalhau e evite gorduras e molhos no peru.
6) Quanto aos doces, estes devem consumidos preferencialmente a seguir às refeições. Um truque para provar tudo o que lhe apetecer é colocar pequenas porções de cada doce num prato de sobremesa (e não repetir).
7) Na confecção dos alimentos, opte por gorduras de origem vegetal, nomeadamente o azeite, em detrimento das gorduras de origem animal. Mas atenção às quantidades usadas: seja moderado!
8) Não faça grandes quantidades de comida para não ficar com sobras em casa!
9) Os frutos secos são uma óptima fonte de ómega-3, mas também são muito calóricos, por isso coma-os com moderação.
Hoje, dia 10 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Dia Nacional dos Direitos Humanos. Neste âmbito, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas encetou um processo de sensibilização junto dos órgãos de soberania com o objectivo de afirmar em Portugal o Direito Humano à Alimentação Adequada, sugerindo possíveis medidas a implementar para garantir que todos os portugueses tenham acesso a uma alimentação adequada. |
Verifica-se, em Portugal, uma alteração na disponibilidade, no consumo e no próprio comportamento, que se traduzem em desequilíbrios alimentares e nutricionais, e que podem comprometer o Direito Humano à Alimentação Adequada. Podemos estar a assistir a situações de Insegurança Alimentar e Nutricional, que já não se traduzem apenas na questão da fome, da contaminação e intoxicação alimentar, mas integram um conjunto de problemáticas como a obesidade, bem como outras doenças associadas à alimentação, quer por excesso quer por deficiência. |
No dia 3 de Dezembro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Esta efeméride tem como objectivo promover uma maior compreensão quanto à deficiência, mobilizando a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Neste âmbito a Associação Portuguesa dos Nutricionistas em colaboração com a Dra. Ana Maria Araújo, Nutricionista da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, lança o e-Book “Receitas para a criança com Paralisia Cerebral”. Este e-Book pretende auxiliar pais, cuidadores e profissionais de saúde a oferecer às crianças com paralisia cerebral uma alimentação variada, equilibrada e completa.
Faça Download do e-Book no site da APN!
Embora os povos asiáticos o sabem há centenas de anos, só agora é que o mundo científico está a comprovar os aclamados benefícios do chá verde, que incluem:
Mesmo assim, são factos que vale a pena digerir…
No passado dia 14 de Novembro, foi celebrado o Dia Mundial da Diabetes. A campanha está centrada na educação e prevenção da diabetes e tem como principal objectivo alertar as entidades oficiais, os profissionais de saúde, a comunicação social e a comunidade em geral para esta temática.
Para assinalar este dia, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) lançou o “e-book: A Criança e a Diabetes: Aqui aprendes a comer!”, onde se pretende auxiliar as crianças diabéticas na realização de uma alimentação saudável, cujo papel é fundamental no tratamento da diabetes.
Faça download do e-Book no site da APN através deste link.
Quem frequenta ginásios deverá ver a sua mensalidade aumentar.
A prática de actividades físicas e desportivas deverá perder o direito à taxa reduzida de IVA (6%), passando a pagar 23%. Este aumento de imposto deverá reflectir-se nos preços pagos pelo consumidor.
Numa época em que os números de pessoas com excesso de peso e obesidade se tornam assustadores, não considerar a prática de exercício físico um bem essencial... é ainda mais assustador.
Na comemoração do Dia Mundial da Alimentação de 2010, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) adopta o tema proposto pela FAO para este ano: “Unidos contra a Fome”, desenvolvendo assim as suas actividades de acordo com este tema, de forma a fomentar a consciencialização sobre a fome a desnutrição no mundo e promover a adopção de medidas de combate a estas situações.
Uma forma de participar é assinar a petição online, organizada pela FAO, a qual pede aos governos para definir como principal prioridade a erradicação da fome.
Pode aceder em: http://www.1billionhungry.org
Ingredientes
• 2 chávenas (chá) de arroz integral
• 1 e ½ chávena (chá) de água
• 3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
• 1 cebola picada
• 1 dente de alho
• 1 e ½ chávena (chá) de vagem em pedaços pequenos
• 2 chávenas (chá) de repolho roxo em tiras
• ½ chávena (chá) de milho-verde
• 4 colheres (sopa) de molho de tomate
• Sal a gosto
Preparo: prepare o arroz e reserve. À parte, aqueça o azeite e doure rapidamente a cebola e o alho. Junte a vagem, o repolho e o milho. Refogue por 5 minutos e acrescente o molho. Depois, misture tudo no arroz, com mais 1 e ½ chávena (chá) de água. Abaixe o fogo e cozinhe.
Orientações gerais: consumir alimentos ricos em vitamina B6, já que ela protege o sistema nervoso central, que é super estimulado em situações de stresse crónico.
Alimentos-chave: vísceras, aves, atum, leite, leguminosas, gérmen de trigo, cereais integrais, banana e aveia.
É assinalado hoje, por iniciativa da Federação Mundial do Coração e 10 anos após a primeira comemoração, o Dia Mundial do Coração. Em 2010 o tema é: “Eu trabalho com o coração”.
O principal objectivo desta iniciativa é reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável, de acordo com as orientações da União Europeia.
As doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes, no mundo inteiro, vitimando 17,1 milhões de pessoas por ano. Os factores de risco são: níveis elevados de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo.
A Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, organiza eventos alusivos ao tema em mais de cem países. As iniciativas previstas incluem rastreios, passeios organizados, corridas, sessões de fitness, debates, espectáculos, fóruns científicos, exposições, concertos, desfiles e torneios desportivos.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia, como membro da Federação Mundial do Coração, tem a incumbência de dinamizar as actividades do Dia Mundial do Coração em Portugal.
A iniciativa da Federação Portuguesa de Cardiologia visa:
De 20 de Outubro a 10 de Novembro, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas junta-se novamente aos Cinemas Medeia, para mais um Ciclo de Cinema e Alimentação!
Integrado nas comemorações da Semana da Alimentação e do Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro), será possível, durante 4 semanas, (re)ver alguns filmes que raramente passam no cinema e digeri-los sob a perspectiva do nutricionista, meditando sobre o actual papel da alimentação na sociedade portuguesa.
20.10.10 | Julie & Julia (Nora Ephron, 2009)
27.10.10 | Pranzo di ferragosto (Almoço de 15 de Agosto, Gianni Di Gregorio, 2008)
03.11.10 | Darwin's Nightmare (O pesadelo de Darwin, Hubert Sauper, 2004)
10.11.10 | Estômago (Marcos Jorge, 2007)
Os meses que mais convidam a actividades ao ar livre são precisamente aqueles em que as crianças com excesso de peso acumulam mais quilos.
Vários especialistas garantem que a generalidade das crianças pré-obesas e obesas acompanhadas nas consultas tem o seu problema agravado no final do verão, já que, mesmo crescendo em altura, o que é expectável, tem um ganho de peso proporcionalmente maior.
E são muitos os factores que podem explicar o fenómeno. Entre eles a alteração da rotina diária, que implica com frequência "maiores tempos de repouso, acesso à televisão e jogos de computador", esclarece Pedro Graça, coordenador da Plataforma contra a Obesidade, da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Outra causa é a "inexistência de programas de actividade física com os familiares ou amigos", assim como a quebra da actividade "realizada diariamente na escola ou extra-escolar". Mas também o facto de, por vezes, os avós ou outros familiares disponibilizarem "sem querer" alimentos que estão "restringidos na maior parte do ano, como gelados e sobremesas".
Esta ideia é partilhada pela psicóloga clínica Cláudia Pereira, especializada em obesidade infantil: "Os avós tendem a querer mimar os netos e não cumprem as regras que os pais seguem, aconselhados pelos médicos. Muitos não têm noção do que é a obesidade infantil, porque sempre ouviram falar de passar fome, não de excesso de peso".
O responsável da DGS aponta ainda como causa do aumento de peso nas férias "o acesso facilitado a comida em casa, muitas vezes de elevado valor energético - como bolachas, chocolates ou refrigerantes com excesso de açúcar -, nas pausas de actividades pouco exigentes fisicamente". Finalmente, a "alteração das rotinas de sono", com a mudança dos hábitos alimentares e maiores períodos de repouso.
A nova lei define um teor máximo de 1,4 gramas de sal por 100 gramas de pão e obriga a que os rótulos das embalagens de alimentos pré-embalados prestem informação sobre a quantidade relativa e absoluta de sal na embalagem por percentagem do produto e por porção/dose.
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de sumo de limãoA dieta ideal para obter uma cor homogénea e duradoura deve conter:
Quem é que nunca se empanturrou de comida até ficar completamente cheio e com sensação de acidez depois de um grande banquete? Ou com a incómoda sensação causada pelo refluxo? A indigestão é um incómodo transitório que indica que o organismo não conseguiu digerir os alimentos adequadamente.
Porque surge?
O que comer e beber?
O que reduzir ou evitar?
Um bom conselho
De acordo com um trabalho efectuado por especialistas londrinos, um composto do cacau, a teobromina, pode ser mais eficaz para prevenir a tosse do que os antitússicos convencionais, como a codeína. E evita os efeitos secundários dos tratamentos farmacológicos. Deve ser consumido em pequenas quantidades, para evitar o aumento de peso.
Os autores deste estudo descobriram que esta substância, presente também no chá e na erva-mate, pode ser útil para tratar a tosse, tanto crónica como aguda, já que inibe o nervo indutor da tosse, chamado vago.
Por seu lado, a Associação Espanhola de Fabricantes de Chocolate e Derivados de Cacau, frisa que a ingestão de 30 g de chocolate é recomendável como parte integrante de uma alimentação equilibrada, com múltiplos benefícios para a saúde: previne doenças cardiovasculares, graças aos seus antioxidantes, reduz a hipertensão, favorece a irrigação sanguínea do cérebro e estimula a produção de serotonina (neurotransmissor com especial efeito no humor e na ansiedade).