sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Crianças engordam mais no Verão


Os meses que mais convidam a actividades ao ar livre são precisamente aqueles em que as crianças com excesso de peso acumulam mais quilos.

Vários especialistas garantem que a generalidade das crianças pré-obesas e obesas acompanhadas nas consultas tem o seu problema agravado no final do verão, já que, mesmo crescendo em altura, o que é expectável, tem um ganho de peso proporcionalmente maior.

E são muitos os factores que podem explicar o fenómeno. Entre eles a alteração da rotina diária, que implica com frequência "maiores tempos de repouso, acesso à televisão e jogos de computador", esclarece Pedro Graça, coordenador da Plataforma contra a Obesidade, da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Outra causa é a "inexistência de programas de actividade física com os familiares ou amigos", assim como a quebra da actividade "realizada diariamente na escola ou extra-escolar". Mas também o facto de, por vezes, os avós ou outros familiares disponibilizarem "sem querer" alimentos que estão "restringidos na maior parte do ano, como gelados e sobremesas".

Esta ideia é partilhada pela psicóloga clínica Cláudia Pereira, especializada em obesidade infantil: "Os avós tendem a querer mimar os netos e não cumprem as regras que os pais seguem, aconselhados pelos médicos. Muitos não têm noção do que é a obesidade infantil, porque sempre ouviram falar de passar fome, não de excesso de peso".

O responsável da DGS aponta ainda como causa do aumento de peso nas férias "o acesso facilitado a comida em casa, muitas vezes de elevado valor energético - como bolachas, chocolates ou refrigerantes com excesso de açúcar -, nas pausas de actividades pouco exigentes fisicamente". Finalmente, a "alteração das rotinas de sono", com a mudança dos hábitos alimentares e maiores períodos de repouso.

Sem comentários: