sábado, 31 de julho de 2010

Camarão da costa


Verão é sinónimo de férias, esplanadas, praia, mar... e a camarão da costa.

Como é bastante pequeno, tem pouco miolo e torna se mais trabalhoso para comer, mas o sabor compensa.

Deve ser cozido só com um pouco de sol grosso e depois refrescado meia hora no frigorífico para a carne ficar rija.

Experimentem!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alimentos que controlam o peso II


  • Fruta: de valor calórico moderado, é a sobremesa ideal. Os citrinos têm anti-oxidantes que inibem o envelhecimento precoce das células. Recomenda-se os frutos silvestres, nutritivos e pobres em açúcar.
  • Pão e massas integrais: ricos em fibra, contribuem para a estabilização do nível de açúcar no sangue.
  • Peixe gordo: o salmão, a cavala, a sardinha e o atum, essenciais para a saúde cardiovascular, ajudam no controlo do peso. Pode ingeri-los todos os dias.
  • Alimentos que dão prazer: regra geral, a restrição, leva à compulsão. Por isso também devem fazer parte do plano alimentar.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Verão de sabor




No Verão. Aposte numa alimentação saudável!

Surpreenda-se com menus cheios de sabor, energia, boa disposição e poucas calorias.

As suas refeições saudáveis não precisam cair na rotina, aventure-se a experimentar pratos inesperados.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Gelado de limão light


Ingredientes:

4 colheres (sopa) de sumo de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de adoçante em pó
200 g iogurte magro

Preparação:
Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer. Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o sumo de limão e o adoçante e bata por 2 minutos, ou até ficar homogéneo.
Distribua em 2 taças individuais e leve para gelar por 2 horas, ou até endurecer. No momento de servir, decore com raspas de limão.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alimentos que controlam o peso I

  • Vegetais: fornecem nutrientes e têm poucas calorias e índice glicémico reduzido.
  • Água: fundamental para a hidratação. A ingestão deve ser regular.
  • Iogurtes e queijos magros: fornecem um número moderado de calorias e são boa fonte de cálcio.
  • Leguminosas: nutritivas, possuem muita fibra e alguma proteína, contribuindo para uma alimentação equilibrada.
  • Chá verde: as propriedades antioxidantes e drenantes são um aliado contra a recuperação do peso.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Em forma para o Verão


A distribuição da gordura corporal está relacionada com a hereditariedade e carga genética familiar. Contudo, os comportamentos alimentares estão associados à quantidade de gordura depositada no corpo. Quando se ingere uma quantidade energética superior às necessidades, promove-se o aumento de peso, consequência do aumento da deposição de gordura no tecido adiposo.
Os alimentos hipercalóricos, como os alimentos muito ricos em gordura e açúcar simples, poderão contribuir para o aumento de energia diária e, por conseguinte, induzir à acumulação de energia em forma de gordura no tecido adiposo. Para além destes, os alimentos com elevado teor em sal promovem a retenção da água no espaço exterior das células e levam ao aumento da celulite, especialmente nas coxas/pernas e barriga.
O baixo consumo de alimentos ricos em fibra, como a fruta, cereais integrais e hortícolas e o baixo consumo de água conduzem a problemas do foro intestinal nomeadamente obstipação, o que promove a chamada "barriga inchada", a qual se caracteriza pelo aumento de flatulência e não pelo aumento da deposição de gordura na zona abdominal.
A actividade física assume um papel preponderante na regulação do metabolismo e na quantidade de gordura acumulada.

domingo, 11 de julho de 2010

Peso ideal?

O Peso Corporal Ideal é o estado de bem-estar físico, mental e social. Atinge-se e mantém-se de forma saudável, sem passar fome (OMS).

O peso que as sociedades consideram "ideal" tem variado com a moda de cada época, evoluindo de forma diferente do conceito de saúde.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mandamento

Beberás água

Mantenha-se hidratado ao longo do dia. A água não tem calorias e só lhe traz benefícios. Beba cerca de dois litros de água por dia. É muito fácil. Basta ter sempre perto de si uma garrafa de litro e meio. E pode fazer variações com a água. Basta juntar umas gotas de sumo de limão ou folhas de hortelã e a água ganhará uma nova vida. Os chás e as tisanas, sem açúcar, também são uma boa opção.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tempo para comer


"Para comer e dormir não se quer pressas". Se não ouvia há muito este ditado popular, convém recordá-lo. Um artigo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, defende que ingerir os alimentos muito depressa induz a comer em excesso. A explicação que avançam para que tal aconteça é porque se diminui a libertação de determinado tipo de hormonas intestinais responsáveis pela saciedade, logo a sensação de apetite continua. Já se conhecia o papel das hormonas mas não estava ainda relacionado com o tempo que se demorava a comer.
Sempre que se sentar a comer, mesmo que seja uma refeição ligeira, leve o seu tempo, o seu corpo agradece.

domingo, 4 de julho de 2010

Intolerância ao leite e aos ovos


Um grupo de médicos espanhóis desenvolveu um tratamento para as crianças que sofrem de alergia ao leite e aos ovos. Consiste em induzir artificialmente a tolerância a esses alimentos através da introdução desses alimentos em doses muito pequenas, aumentando progressivamente até à quantidade normal para quem não faz reacções alérgicas.
Apesar do aumento do número de crianças alérgicas a estes alimentos, é de referir que, no que respeita ao leite, cerca de 85% dos casos a cura é espontânea aos 4 anos e, em relação aos ovos, é cura é de 75% depois de 5 anos de tratamento. Resta uma pequena percentagem de crianças que teriam de viver toda a vida com estas alergias, para as quais existe agora uma esperança.
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