quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Prevenção da produção de desperdícios na Ceia de Natal


Siga os conselhos da APN e planeie a Ceia de Natal antecipadamente consoante o número de pessoas presentes de forma a produzir menos desperdícios.
Faça do seu Natal, um Natal ainda mais “verde”!

veja aqui!

Receita tradicional... Alterada!

Uma Ceia de Natal mais saudável pode igualmente ser composta por pratos tradicionais e com o mesmo aspecto… No entanto, devemos ter em conta as receitas originais e fazer pequenas alterações, sem as desvirtuar. Assim, podemos reduzir/substituir alguns ingredientes e/ou ajustar os métodos culinários, com o objectivo de melhorar a composição nutricional da receita.

O arroz doce é um doce tradicional de Natal do Minho e Douro Litoral.

Arroz doce
Ingrediente (10 pessoas)
250g de arroz
7,5 dl leite magro
65 g de açúcar light
3 gemas de ovo
casca de limão
canela

Preparação
Levar ao lume o leite previamente fervido com o arroz e o açúcar, e quando levantar fervura juntar a casca de limão.
Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume, juntar uma pitada de sal e as gemas previamente batidas.
Mexer muito bem e levar ao lume até as gemas cozerem.
Servir polvilhado com canela.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Natal e Ano Novo

Dicas para Comer Bem e Não Engordar!

1) Nos dias festivos tome um bom pequeno-almoço. Coma, de preferência, pão integral ou de centeio, lacticínios magros ricos em cálcio (leite, iogurte ou queijo) e fruta rica em vitaminas, minerais e fibra.

2) Não fique mais de 3 horas sem comer. Faça pequenas refeições ao longo do dia, entre as refeições principais,para evitar ter fome: que tanto ameaça a alimentação saudável.

3) Comece as refeições principais por uma sopa de legumes.

4) Acompanhe as refeições com salada e legumes cozidos. Para temperar utilize mais ervas aromáticas que sal e opte por condimentos menos calóricos como o vinagre ou o limão.

5) Quanto ao prato principal, os tradicionais bacalhau cozido e peru assado são opções muito saudáveis. Tenha apenas em atenção o sal do bacalhau e evite gorduras e molhos no peru.

6) Quanto aos doces, estes devem consumidos preferencialmente a seguir às refeições. Um truque para provar tudo o que lhe apetecer é colocar pequenas porções de cada doce num prato de sobremesa (e não repetir).

7) Na confecção dos alimentos, opte por gorduras de origem vegetal, nomeadamente o azeite, em detrimento das gorduras de origem animal. Mas atenção às quantidades usadas: seja moderado!

8) Não faça grandes quantidades de comida para não ficar com sobras em casa!

9) Os frutos secos são uma óptima fonte de ómega-3, mas também são muito calóricos, por isso coma-os com moderação.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Massagem "anti-inchaço"

Após as refeições, carregue na barriga com a palma da mão: três vezes no sentido dos ponteiros do relógio e massage desde as ancas até ao umbigo. Acompanhe esta massagem com um cocktail hiper detox: quatro gotas de óleos essenciais de limão e junípero, duas gotas de óleos essenciais de toranja e gerânio em 5ml de óleo de amêndoas doces. Radical!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ceia de Natal mais saudável

Rabanadas

Ingredientes: 7 fatias de pão de forma integral, 200 ml de leite magro, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de sobremesa de açúcar light, 3 colheres de sopa de água, 1 ovo, 1 clara, açúcar moderado e canela para polvilhar

Preparação: Misture o leite magro, o açúcar e a baunilha. Bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione três colheres de água e misture bem. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias na forma e leve ao forno bem quente, pré-aquecido (280º), aproximadamente oito minutos. Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem dos dois lados.

Menos 1120 Kcal do que a receita tradicional

domingo, 12 de dezembro de 2010

Pêra rocha


Pela sua baixa percentagem de açúcares e de sódio e de alta percentagem de potássio é o fruto ideal para pessoas com diabetes ou hipertensão.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Dia Nacional dos Direitos Humanos

Hoje, dia 10 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Dia Nacional dos Direitos Humanos. Neste âmbito, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas encetou um processo de sensibilização junto dos órgãos de soberania com o objectivo de afirmar em Portugal o Direito Humano à Alimentação Adequada, sugerindo possíveis medidas a implementar para garantir que todos os portugueses tenham acesso a uma alimentação adequada.



Verifica-se, em Portugal, uma alteração na disponibilidade, no consumo e no próprio comportamento, que se traduzem em desequilíbrios alimentares e nutricionais, e que podem comprometer o Direito Humano à Alimentação Adequada. Podemos estar a assistir a situações de Insegurança Alimentar e Nutricional, que já não se traduzem apenas na questão da fome, da contaminação e intoxicação alimentar, mas integram um conjunto de problemáticas como a obesidade, bem como outras doenças associadas à alimentação, quer por excesso quer por deficiência.


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Reforce as suas defesas naturais à mesa.

As estações mais frias, Outono e Inverno, são muitas vezes sinónimo de constipações e gripes, cansaço e feridas que demoram mais tempo a cicatrizar, mas este ano não precisa ser assim. Reforce as suas defesas naturais à mesa!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia Internacional da Pessooa com deficiência

No dia 3 de Dezembro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Esta efeméride tem como objectivo promover uma maior compreensão quanto à deficiência, mobilizando a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Neste âmbito a Associação Portuguesa dos Nutricionistas em colaboração com a Dra. Ana Maria Araújo, Nutricionista da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, lança o e-Book “Receitas para a criança com Paralisia Cerebral”. Este e-Book pretende auxiliar pais, cuidadores e profissionais de saúde a oferecer às crianças com paralisia cerebral uma alimentação variada, equilibrada e completa.

Faça Download do e-Book no site da APN!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sobreviver às festas sem engordar

O mês de Dezembro é sinónimo de muitas festas... Para muitas pessoas estes dias são sinónimo de uma alimentação pouco saudável e de quilos, colesterol, triglicéridos a mais. Mas não tem que ser necessariamente assim.
Saiba como sobreviver ás festas sem engordar!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Chá verde...


Mil e um benefícios

Embora os povos asiáticos o sabem há centenas de anos, só agora é que o mundo científico está a comprovar os aclamados benefícios do chá verde, que incluem:

  • Benéfico no aumento do metabolismo e, consequentemente, no queimar de calorias, sendo ideal em planos de emagrecimento ou de manutenção de peso;
  • Protege o coração, ao diminuir os níveis de colesterol e a pressão arterial;
  • Eficaz no combate à artrite;
  • Purifica o organismo, eliminando toxinas nocivas;
  • Contém apenas um terço da cafeína presente num café normal;
  • Muito eficiente contra o mau hálito;
  • Embora ainda esteja a ser alvo de estudos intensivos, acredita-se que o chá verde possa ter um papel importante na prevenção do cancro do pulmão, esófago, estômago, bexiga, cólon, recto, pâncreas, fígado e próstata;
  • O chá verde é ainda visto como um possível agente retardador de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson; ou como peça chave no tratamento de esclerose múltipla e diabetes; na diminuição dos níveis de stress e no fortalecimento do sistema imunitário; embora todas estas suposições estejam ainda em fase de investigação.

Mesmo assim, são factos que vale a pena digerir…

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