quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval

O Carnaval é época de dançar, pular e se divertir. Pode até não ter reparado, mas também é uma excelente oportunidade para ficar em forma. Afinal de contas, entrar na folia equivale a um treino – principalmente para os músculos das pernas, do abdómen e das costas. Se ainda não começou a cumprir a promessa do ano novo de fazer exercícios, aproveite!

Ao dançar, toda a musculatura das pernas e das coxas é muito trabalhada – tanto a parte anterior quanto a posterior.

Quem pula bastante garante o exercício dos glúteos. O deslocamento vertical trabalha bastante essa área. É como se fosse um step do ginásio. Outro grupo importante é o dos músculos “posturais”. Essa é a musculatura responsável por manter a nossa postura. Basicamente, os da barriga e das costas.

Para quem treina regularmente pode até parecer pouco, mas para quem está parado, isso pode fazer uma grande diferença. É um exercício considerado de intensidade moderada e longa duração, o que pode trazer muito benefícios. Ele tem um importante componente aeróbico, exactamente por essa longa duração.

Para evitar lesões, a chave é o bom senso. É preciso respeitar os limites do seu corpo. Descanse a qualquer sinal de mal estar ou de dor muscular.

E não pare na Quarta-Feira de Cinzas. O exercício do Carnaval pode fazer a diferença, mas desde que não seja só nestes dias. Aproveite a oportunidade e continue se exercitando o ano todo.

Sem comentários: