quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

4 sabores básicos, ou mais?

O investigador Michael Tordoff argumenta que o cálcio também pode ser considerado um sabor básico.

A maioria dos cientistas argumentam que a língua humana é capaz de distinguir os sabores clássicos: doce, salgado, ácido e amargo. Mas alguns pesquisadores descobriram a existência de um quinto sabor: o umami, que vem o molho de soja usado na culinária oriental. Além disso, outros cientistas acreditam que as nossas línguas são equipados com um sistema mais sofisticado que pode detectar mais sabores.

A proposta mais recente vem do Dr, Michael Tordoff de Filadélfia. Numa recente reunião da American Chemical Society, anunciou que a sua equipa tem mostrado que os ratos podem identificar o sabor especial de cálcio, e acredita que os seres humanos provavelmente também ser detectado.

Tordoff argumenta que o cálcio pode ser considerado um sabor de base. Outros cientistas encontraram evidências de que nossa língua pode detectar sabores adicionais, incluindo gordura, água e amido.

Estas descobertas não são amplamente aceites. Não há consenso sobre a existência de outros sabores básicos, como gordura. Mas isso faz aumentar as perguntas sobre a evolução da nossa boca. Dentro em breve haverá de certeza novas certezas.

Sem comentários: