quarta-feira, 6 de maio de 2009

Suplementos alimentares para emagrecimento

Análise do Emagril
Empresa Responsável: NUTRIFLOR

Alegações na Embalagem: Previne a acumulação de celulite e gorduras extra. Suplemento à base de extracto de chá verde, ananás e papaia, foi especificamente concebido para ajudar o organismo a reduzir a assimilação e o armazenamento excessivo das gorduras e dos açúcares ingeridos, o que contribui significativamente para evitar a acumulação de gorduras localizadas e de celulite. Além disso, os seus princípios activos também estimulam o corpo a eliminar as toxinas e o excesso de líquidos que, normalmente, surgem nas zonas mais rebeldes (ventre, nádegas e coxas).

Ingredientes: Extracto seco concentrado de camellia sinensis (folhas) 15%; ananas sativus (fruto – teor mínimo em bromelaína 87 GDU) 14,6%; carica papaya (folhas) 10%; antiaglomerante: amido de trigo, estearato de magnésio, talco, gelatina.

Apreciação global: Face à evidência disponível quanto aos efeitos dos compostos incluídos neste composto – os extractos de chá verde e de frutas –, as alegações muito afirmativas expressas no rótulo são claramente demasiado optimistas e desfasadas dos efeitos que podem ser esperados.

Este suplemento contém ainda alegações para as quais nenhum mecanismo é conhecido ou plausível com base nos compostos que contém (p.ex., “reduzir a assimilação e o armazenamento (...) dos açúcares ingeridos”, “evitar a acumulação de gorduras localizadas e de celulite” e “estimulam o corpo a eliminar (...) o excesso de líquidos que, normalmente, surgem nas zonas mais rebeldes (ventre, nádegas e coxas)”, que devem por isso ser consideradas erróneas e enganadoras. A presença destas alegações claramente sem fundamento deve ser considerada na apreciação que é feita pelo consumidor deste produto e sobretudo na decisão de o adquirir e ingerir.



Análise do IMC >25, perder peso.
Empresa responsável: NATIRIS, S.A.

Alegações na Embalagem: Suplemento Alimentar com activos vegetais e minerais que contribuem para reduzir a sensação de fome, queimar as gorduras, lutar contra a pele casca de laranja e retenção de líquidos, conservando ao mesmo tempo a vitalidade.

Ingredientes: Acidificante: ácido cítrico, corrector de acidez: carbonato de sódio; Pectinas de citrinos e de maçã, goma de guar, aroma de chá e pêssego, maltodextrina, viangre de cidra, vitamina C, extractos de ananás e de papaia; extractos de café, pés de cereja, casca de laranja, grainha de uva; Edulcorantes: aspartamo; Mineral: cloreto de crómio.

Apreciação global: Nenhum dos princípios activos presentes no produto revelou até hoje apreciável eficácia na perda de peso, embora possam ser considerados relativamente seguros. Algumas das alegações inscritas na embalagem (p.ex., “lutar contra a pele casca de laranja e retenção de líquidos, conservando ao mesmo tempo a vitalidade”) carecem de fundamento e justificação fisiológica e são demasiado subjectivas. Não são conhecidas terapias orais para a “pele casca de laranja” nem existem estudos que tenham avaliado a eficácia de suplementos com os compostos em causa na sensação de “vitalidade”, um termo difícil de definir e caracterizar.

Referências bibliográficas

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, bom dia

Tenho 47 anos e sempre me debati com problemas de peso.(1,69mt - 79kgs) Tento fazer uma alimentação cuidada, preferindo vegetais a batatas, arroz ou massa, grelhados e cozidos. Mesmo assim não consigo perder peso, nem quando frequentei um ginásio, 3 vezes por semana.
Acho que já experimentei quase todos(pelo menos uma maioria)os de produtos deste tipo e nunca foram satisfatórios. Nesta época do ano proliferam os anuncios de produtos de emagrecimento, que na minha opinião poderão funcionar como placebos.

Parabens pelo seu bolg
Ana Maria Silva

Ana Ribeiro disse...

Ana Maria, obrigada pelo seu comentário.
Por vezes, mesmo comendo alimentos considerados saudáveis, não emagrecemos, porque as quantidades não são as certas. É necessário termos atenção não só à qualidade mas também à quantidade. Por isso a importância de ser seguido por um especialista, pois cada pessoa é um caso, e o que me permite manter o peso saudável a mim a si pode engorda-la.
Também sou da opinião que os resultados positivos que por vezes se obtêm quando se tomam estes tipos de suplementos, são devidos ao efeito placebo, ou porque paralelamente se alteram os estilos de vida.

Anónimo disse...

Olá,

Descobri o seu sitio através de um comentário deixado por si num outro blog e confesso que gostei muito do que li. Desde já os meus parabéns. Aproveito também para deixar uma questão sobre a levedura de cerveja... para que serve e o que é?! Aconselharam-se a tomar, mas sinceramente tenho algum receio, até porque não conheço o produto e depois também porque não sei como o fazer.

Ângela