quinta-feira, 14 de maio de 2009

Hidratos de carbono, sim

Hidratos de carbono, proteínas e gorduras, são os únicos nutrientes que fornecem energia.
Os hidratos de carbono, sobretudo os complexos, devem contribuir com cerca de 50% do valor calórico diário. Se esta percentagem for menor, as calorias serão obtidas a partir de proteínas ou gorduras ingeridas. Além do metabolismo destes dois nutrientes originar subprodutos mais difíceis de eliminar pelo organismo, as gorduras têm mais do dobro da energia dos hidratos de carbono e das proteínas: 9 calorias/grama nas gorduras contra 4 calorias nos outros dois nutrientes.

Assim, os hidratos de carbono não são os maus da fita, mas talvez a gordura que normalmente os acompanha: pão com queijo gordo ou chouriço, massas com muito azeite ou natas, batatas cozidas a nadar em azeite, etc.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Drª Ana, antes de mais parabéns pelo seu Blogue últimamente tenho seguido com bastante atenção, até porque me preocupo com a saúde e alimentação.
Pratiquei desporto desde os 12 anos mais ou menos até aos 19. Era ginástica. Por motivos de saúde, uma operação a uma perna tive que parar por uns tempos e nunca mais voltei a fazer exercicio regularmente, indo apenas á piscina, mas muito de vez enquando! Agora tenho 23 anos e pensei em ir para o ginásio e vou começar dentro de duas semanas. Gostaria de saber o que posso comer antes e o que devia comer depois das aulas. É que eu sei que não devemos ir para lá de estomago vazio, mas há alguma atenção que se deva ter em conta?! Não pretendo emagrecer ou coisa que se pareça, o objectivo é ganhar massa muscular (que perdi desde que deixei de fazer desporto) e porque faz bem!
Agradeço desde já a atenção.

Ana Ribeiro disse...

Muito obrigada por seguir o blogue!
A questão que me coloca é muito pertinente e interessante. Vou esclarecer a sua dúvida brevemente dedicando um post a esse assunto.

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