sexta-feira, 15 de maio de 2009

Comer antes de se exercitar



Antes de fazer exercício físico, o mais indicado é que se ingira uma refeição particularmente rica em hidratos de carbono complexos (p.ex., batata, massa integral, etc.) e líquidos (p.ex. sopa e água) 3 a 4 horas antes. 60 a 90 minutos antes do exercício, deve fazer-se um lanche (p.ex., sanduíche de pão escuro e 1 copo de leite magro, ou uma barra de cereais integrais e sumo light). Se escolher fazer a sua actividade de manhã, pode sempre ingerir um pequeno lanches antes de sair de casa, como uma peça de fruta e um iogurte sólido magro.

Não é aconselhável a ingestão de alimentos muito ricos em açúcares simples imediatamente antes de fazer actividade física (barras de cereais, bolos, chocolates, refrigerantes, etc.). Estes promovem a subida rápida de açúcar no sangue, podendo depois até ocasionar uma sensação temporária de fraqueza provocada pelo fenómeno de "hipoglicémia reactiva".

Também um bom estado de hidratação é fundamental para evitar a fadiga precoce. É recomendável a ingestão de água frequente ao longo de todo o dia e um maior aporte nas horas que antecedem a prática de exercício (p.ex. cerca de 500ml nos 60-90 minutos precedentes).

2 comentários:

Anónimo disse...

uma questão, fruta antes do exercício não é aconselhável???

e já agora, para logo depois do exercício, há alguns alimentos mais indicados???

Ana Ribeiro disse...

Sim, como escrevi no post, a fruta pode fazer parte de uma merenda antes da prática de exercício.
Em relação aos alimentos aconselhados para depois do exercício vou dedicar futuramente um post a esse assunto.

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