quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ver a vida cor-de-rosa


A serotonina é uma hormona que favorece a descontracção e o bem estar. Quando ela nos falta, o humor degrada-se e ficamos rabugentos. Há quem defenda que muitas zangas são provocadas por um défice desta substância geradora de prazer. As mulheres produzem menos serotonina que os homens e vão buscar à comida os nutrientes indispensáveis ao seu fabrico.

O consumo de hidratos de carbono ajuda à sua produção. Já não há, por isso, razão para fugir ao pão, das massas, do arroz, das batatas ou das leguminosas. Já reabilitados pelos nutricionistas, são uma fonte de energia e evitam os ataques de mau génio. Mesmo em planos de emagrecimento, convém consumir todos os dias pelo menos 150g de hidratos de carbono.

3 comentários:

Ana disse...

Bom dia

Sempre me foi passada a ideia de que os hidratos de carbono são contraproducentes para quem quer emagrecer. O ultimo nutricionista em que andei, tirou-os da minha dieta já que iriam subir a glicémia. Pretendia-se que os niveis da mesma fossem mantidos bastante baixos, para qu o organismo fosse buscar as reservas de gordura. (Posso estar a dizer um grande disparate, mas foi assim que entendi).
Tambem entendo que a moderação é a chave. Comer pouco.

Obrigada pelos seus esclarecimentos.
Ana Maria Silva

Ana Ribeiro disse...

Ana, os hidratos de carbono são fonte de energia e boa-disposição, não devem nunca ser excluídos de um plano alimentar saudável. Reduzir as doses, sim, caso sejam consumidos em excesso.

Anónimo disse...

Já vi o que me falta... hidratos de carbono :)

Sofia