sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dúvidas

"...Tenho uma dúvida relativa às propriedades do chá. Já reparei que tem prazo de validade, mas o que se altera? .... Acontece que me parecem em perfeitas condições! Se os chás são ervas secas, como se podem estragar? Não sei se esta é o tipo de dúvidas que me poderá responder, uma vez que não tem directamente a ver com nutrição mas... não custa tentar!..."
Vou aproveitar este mail para responder a duas questões: primeiro posso responder-lhe a esse tipo de dúvida pois o nutricionista é um profissional que trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, que intervém no domínio da adequação, qualidade e segurança alimentar, com o objectivo da promoção da saúde, prevenção e tratamento de doença.

Quanto ao chá: sim, tem prazo de validade. O prazo de validade é o tempo médio que um alimento se demora a deteriorar. Assim, se o chá estiver guardado em boas condições (num local seco, escuro e fresco) poderá estar em condições de ser consumido após a data. Se as condições de armazenamento não forem as melhores, e com o passar do tempo, o chá perde as qualidades e pode ser contaminado por microorganismos nocivos ou outros contaminantes que coloquem em risco a nossa saúde.
Repare se o cheiro, cor e aspecto das folhas se mantêm inalterados, se assim for, tudo indica que ainda estará em condições de ser consumido.

Sem comentários: