quinta-feira, 11 de outubro de 2012

8 passos para alimentar-se melhor

Descobrir o corpo após o Inverno pode trazer surpresas desagradáveis, consequência de uma dieta hipercalórica e de uma vida sedentária. Mais do que uma questão de estética a primeira preocupação deverá ser a saúde. Aproveite o calor como catalisador para uma mudança na alimentação.
  1. Comece o dia com o Pequeno-Almoço. Acorde 5 minutos mais cedo e prepare, por ex., uma chávena de leite magro e um pão com fiambre de peru.
  2. Não fique mais de 3h sem comer. Faça 5-6 pequenas refeições/dia. O objectivo é não ficar com fome, pois a fome é inimiga das escolhas ponderadas e saudáveis.
  3. Não dispense a sopa de legumes como 1º prato do almoço e do jantar. Agora para o calor há deliciosas receitas de sopas frias.
  4. Absolutamente imprescindível é o consumo de água em abundância. Pode também optar por chás e infusões (Sem açúcar!).
  5. Não dispense os Hidratos de Carbono complexos (pão, arroz, massa, batata,...), mesmo se quer emagrecer. São a sua fonte de energia e boa disposição!
  6. Coma saladas variadas, tirando o máximo proveito dos legumes frescos.
  7. Fruta: escolha a da época e varie. Deve comer 3 peças de fruta/dia.
  8. Evite os fritos, o excesso de gordura de adição e o excesso de sal.
Dê as boas-vindas a uma alimentação e (re)descubra o prazer de fazer exercício físico.

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