quarta-feira, 8 de julho de 2009

Movimento interior

Muitas vezes negligenciamos o papel fundamental que os intestinos têm no nosso bem estar. Conheça-os e ponha-os a funcionar.
Retomar o equilíbrio
A diarreia é uma defesa do organismo no caso de desequilíbrio intestinal. Na fase pior, beba água mineral com 20g de açúcar e 4 gramas de sal. Alimentos com pectina (maçãs raladas, mçãs cozidas, bananas esmagadas, mirtilos) ajudam. Se os sintomas persistirem, consulte o médico. As causas podem dever-se a infecções, incompatibilidade entre alimentos, sistema hormonal desequilíbrado, medicamentos ou, no pior dos cenários, um cancro nos intestinos.

2 comentários:

Ana Maria disse...

Eu tenho o problema contrario, obstipação. Tenho lido sobre limpezas intestinais, desde as feitas com produtos naturais,enamas e até uma pratica do yoga. Qual a sua opinião sobre este tema?

Ana Ribeiro disse...

Adeptos da medicina naturalista acreditam que através do jejum ou de lavagens intestinais (hidrocolonterapia) conseguem uma limpeza profunda do intestino. A maioria dos médicos, e eu sou dessa opinião, considera as lavagens intestinais desnecessárias e podem mesmo levar à remoção de electrólitos e a perfurações no intestino. E jejuar, que costuma estar associado a esta prática, não é solução.
O nervosismo pode estar associado à obstipação, pelo que a prática de yoga, ao ser calmante pode ajudar.
Vou dedicar 1 post a este tema. De qualquer forma: coma sempre sopa de legumes ao almoço e ao jantar, beba um copo de água morna com gotas de limão em jejum, junte uma colher de sopa de linhaça, farelo de trigo ou extracto de ameixa aos iogurtes e pratique exercício físico.