sexta-feira, 24 de julho de 2009

Leite: bebida desportiva


Vários estudos científicos defendem que o leite magro pode ser usado como “bebida desportiva”, especialmente na recuperação após o exercício. Há uma crescente evidência a suportar o uso de leite magro após o exercício por atletas que se submetem regularmente quer a treino de endurance, quer a treino de força.
O leite magro possui características nutricionais que teoricamente o fazem uma potencial bebida de recuperação. A quantidade de hidratos de carbono, a lactose, presente na sua constituição é semelhante às encontradas em muitas bebidas desportivas no mercado. Contém caseína e proteínas do soro de 3:1 o que leva à digestão e absorção lentas, levando à subida sustentada das concentrações de aminoácidos no sangue. O leite contém também elevadas concentrações de electrólitos, que são naturalmente perdidos pelo suor durante o exercício.
É necessária mais investigação, mas pelos resultados até agora obtidos o leite magro mostra-se uma bebida eficaz na promoção da recuperação após o exercício.

Sem comentários: