sexta-feira, 31 de julho de 2009

Combater o mau Colesterol

Uma das medidas mais eficazes para reduzir o colesterol sanguíneo é seguir um plano alimentar equilibrado e saudável, associado à prática de actividade física. Este plano deverá limitar alguns alimentos que se sabe favorecem o aumento do colesterol e privilegiar outros que o previnem ou combatem.
É importante saber que mesmo pessoas magras podem ter hipercolesterolemia e que crianças e adolescentes também ser rastreadas desde que haja história familiar. Muitos jovens usam e abusam de alimentos ricos em gordura saturada e trans que se encontra em produtos animais, como carne e lacticínios gordos, mas também em produtos de pastelaria e alimentos de "pacote",o que poderá determinar o aparecimento precoce de colesterol excessivo no sangue.

O que comer?
Deve-se evitar os fritos e para temperar preferir azeite e gorduras vegetais não hidrogenadas (óleo de milho, de girassol, de amendoim, etc), em quantidades moderadas.

Limitar o consumo de carnes vermelhas a 2 vezes por mês e evitar o consumo de órgãos e vísceras. Consumir mais vezes peixes ou mariscos e carne de aves. Os ovos (gema e clara em simultâneo) podem ser consumidos uma vez por semana desde que nesse dia se evitem outros alimentos ricos em gorduras indesejáveis.

Em substituição da carne, consuma leguminosas, como o grão-de-bico, feijão, favas ou lentilhas, combinadas com arroz ou massa.

Coma duas nozes ou um pequeno punhado de amendoins por dia, mas não mais porque são muito calóricos. Pode incluí-los em saladas ou massas em substituição da carne.

Consuma pão, farinhas, massas ou arroz pouco refinados, de farinha mais escura, com maior teor de fibras.

Comece todas as refeições com um prato de sopa de legumes, e acompanhe sempre o prato principal com legumes e vegetais, produtos ricos em fibras.

A sobremesa deve ser sempre sinónimo de Fruta fresca.

E... Tente fazer exercício todos os dias. Pode fazê-lo em períodos de 10 minutos, três vezes ao dia.

2 comentários:

Mary disse...

muito obrigada pelo post dedicado a este tema Drª... hoje comecei a ingerir sementes de linho, aconselhado por uma ervanaria...existe algum se não ao consumir?

Ana Ribeiro disse...

De nada.
As sementes de linho são bastantes calóricas, tal como as nozes e os amendoins, pelo que devem ser ingeridas com moderação.
Tenha cuidado com as gorduras de origem vegetal, aumente o consumo de alimentos ricos em fibra, varie os alimentos ingeridos. Ou seja, uma alimentação equilibrada e saudável. A par com a prática de exercício físico. Com estes cuidados, não precisa de gastar dinheiro extra em ervanárias.

ATENÇÃO: o chocolate é um alimento muito rico em colesterol!!

Ocorreu um erro neste dispositivo