terça-feira, 7 de julho de 2009

Creme de pêra

A melhor forma de comer fruta é ao natural. Mas hoje como é dia de festa, deixo a receita de um doce.
Ingredientes para 4 pessoas
3 Pêras
4 Folhas de gelatina
1 Limão
Adoçante
2 Ovos
Canela

Demolhe as folhas de gelatina em água fria, durante 20 minutos.
Descasque as pêras, retire o caroço e parta em fatias finas. Coza-as em 0,4 l de água juntamente com a raspa e o sumo do limão.
Quando as pêras estiverem cozidas, junte o adoçante, retire do lume e reserve metade do preparado para o fim. Reduza a restante pêra a puré com a água de cozedura e aqueça novamente. Retire do lume e adicione as folhas de gelatina escorridas. Mexa bem e deixe arrefecer.
Bata as gemas e junte ao puré de pêra. Deixe arrefecer totalmente e incorpore suavemente as claras batidas em castelo.
Coloque o puré em taças e decore com as restantes fatias que reservou. Guarde no frigorífico até solidificar. Polvilhe com canela.

4 comentários:

angelasoeiro disse...

Olá Dra Ana,
Antes de deixar a minha duvida, gostaria de lhe dar os parabéns por este espaço, esclarecedor, util e leve (ao contrário de outros espaços que abordam o mesmo tema, mas de forma um pouco mais castradora) Aqui, fico mesmo com vontade de seguir os seus concelhos, daí ser visitante assídua.

Há uns tempos, um médico mencionou-me que seria preferível trocar o adoçante pelo açucar amarelo, sendo este uma melhor opção relativamente ao primeiro. Até que ponto isto será verdade?

Obrigada desde já :)

Ana Ribeiro disse...

Ângela,

muito obrigada pelos seus elogios. Tento passar de uma forma despretensiosa os meus conhecimentos.

O açúcar amarelo, em relação ao branco, resumidamente só tem uma diferença: a cor. Se queremos baixar o teor calórico das nossas receitas o preferível é usarmos açúcar light (que ao ter o dobro do poder adoçante só se usa metade da quantidade, logo metade das calorias) ou os adoçantes sem valor calórico.

Se não tiver problemas de excesso de peso, ou nenhuma outra doença em que o uso de açúcar esteja proibido pode usar o açúcar normal ou amarelo, mas sempre com moderação!

Ana Maria disse...

Tentei colocar este comentário no proprio dia do posta, mas pelos vistos não entrou.

É uma bela receita que vou tentar fazer.
Foi dia de festa? Então, parabens se for o caso.

Ana

Ana Ribeiro disse...

Foi o dia de aniversário do meu irmão ;)