segunda-feira, 13 de julho de 2009

Alcachofra


A alcachofra é um alimento, que incluído numa alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a combater a gordura e a emagrecer.
Desde os anos 60, do séc. passado, a alcachofra é umas das plantas mais estudadas devido aos seus ingredientes adelgaçantes: a cinaropicrina, a cinarina e outras substâncias que demonstraram ter acções depurativas e desintoxicantes do organismo.

Os activos contidos nas folhas de alcachofra encerram múltiplos benefícios. Por exemplo, alguns autores defendem que têm um efeito positivo sobre o fígado, sobre o processo digestivo ou contra o excesso de colesterol.

As suas propriedades também contribuem para o controlo do peso. Estas resumem-se em quatro pontos:

  • É diurética: aumenta o volume da urina e elimina líquidos.

  • É desintoxicante: ajuda a eliminar as toxinas e outros resíduos acumulados no nosso organismo.

  • É depurativa: activa os mecanismos de limpeza do corpo.

  • Promove a digestão das gorduras: regula o fluxo da bílis, contribuindo para metabolizar as gorduras da alimentação. Assim, estas não se acumulam no corpo, ajudando-nos a emagrecer.

2 comentários:

Isabel Maria disse...

fiquei curiosa com este vegetal. gostaria de saber se é agressivo para o intestino e se a sua utilização fomenta a produção de gases intestinais.
obrigada

Ana Ribeiro disse...

Boa noite.
Isabel, a alcachofra não é agressiva para o intestino. Em relação à produção de gases, em pessoas propensas pode aumentar a sua produção, mas não a todas as pessoas.