terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Super Metabolismo

A velocidade a que o organismo elimina calorias depende de vários factores, em especial do tamanho e da composição corporal de cada pessoa. Geralmente, os homens, pela sua constituição física, têm mais facilidade em gastar energia que as mulheres, as pessoas mais musculadas consomem mais calorias- mesmo enquanto descansam- do que as obesas e, a partir dos 40 anos, altura em que a massa muscular diminui, o metabolismo abranda. No entanto, 50 a 70% da energia dispendida é gasta para manter as funções vitais do organismo. A par da dieta equilibrada e do exercício físico, outros hábitos podem ajudar a queimar mais calorias.

Pratique exercício físico
Se cada quilo de músculo consome 6 calorias por dia apenas para se suster, enquanto cada quilo de gordura só precisa de duas, manter-se em forma é uma das primeiras regras para garantir um bom processo metabólico. Actividades mais intensas, vigorosas e de maior duração, podem prolongar o gasto energético adicional até 24 horas. Optar por um maior envolvimento na prática de actividades físicas, especialmente as que envolvem grandes massas musculares é uma forma efectiva de aumentar o gasto energético total.

4 comentários:

Mudando o Rumo da Vida disse...

Oi Ana, tudo bem?

Olha eu faço 40 anos em março, ainda bem que eu tomei a atitude de mudar minha alimentação e iniciei a pratica de exercícios, se não, a coisa iria complicar mais e mais né?
Metabolismo é coisa séria.
ótimo dia para vc.

Ana Ribeiro disse...

Foi uma óptima opção. Continue no bom caminho. Nos próximos dias vou dar mais dicas de como pode melhorar o metabolismo.

Ana Maria disse...

Já há muito tempo que não comentava aqui, mas esta materia vem a proposito. Inscrevi-me num ginásio, daqueles femininos que funcionam por circuito. Fui hoje fazer a avaliação fisica e de objectivos e esta revelou que tenho um metabolismo de valor 8, equivalente ao de uma pessoa de 65 anos, tendo eu 48. O que posso fazer para acelarar o meu metabolismo?
Obrigada
Ana Maria

Ana Ribeiro disse...

Ana Maria,

atendendo a esse valor posso tentar adivinhar que tem massa gorda em excesso. Para aumentar o metabolismo, pode seguir as dicas dos dois últimos posts: aumentar a massa muscular e aumentar o número de refeições. Há mais práticas que devem ser executadas, e que serão tema dos próximos textos. Passe por cá.