domingo, 31 de janeiro de 2010

Mulheres que substituem comida por bebida


A Anorexia alcoólica é um problema que está na ordem do dia devido à personagem Renata da telenovela Viver a Vida- a ser transmitida pela SIC. O papel da actriz Bárbara Paz retrata o poder devastador que uma dupla compulsão pode causar na vida de uma mulher. Renata é uma aspirante a actriz e modelo que não consegue uma oportunidade. A frustração leva-a a comer cada vez menos para se manter magra e a beber mais para se esquecer das portas fechadas.

Tornando-se vítima da anorexia alcoólica: associação da anorexia nervosa (distúrbio alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar com o intuito de emagrecer), com abuso do álcool. O termo não é reconhecido pela comunidade psiquiátrica portuguesa, mas baseia-se na tradução de drunkroxia, usado nos EUA.

Na anorexia alcoólica há uma associação de dois quadros, de uma doença associada a outra ou a sintomas de outra. O termo anorexia alcoólica é coloquial. É um transtorno alimentar aliado ao alcoolismo.

A anorexia alcoólica é basicamente um problema feminino, pois só atinge um homem por cada dez mulheres atingidas. Abusar do álcool, neste caso, passa a ser duplamente satisfatório, pois torna-se útil para reduzir o apetite e para mudar a visão de realidade. Quem não se lembra da perda excessiva de peso das actrizes Lindsay Lohan, Kirsten Dunst e Eva Mendez? Todas reconheceram que abusavam de álcool.

Ainda não há estudos sobre a anorexia alcoólica em Portugal, mas de acordo com o director clínico do Center for Motivation and Change, EUA, Carrie Wilkens, 30% das mulheres alcoólicas apresentam também algum sintoma de distúrbio alimentar. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da população mundial.

3 comentários:

Mudando o Rumo da Vida disse...

Ana eu acompanho a novela.
é triste mesmo, são dois problemas graves.
Nem sei como uma pessoa consegue sar dessa.
Subsitiuir a comida por alcool.
Não sei o que é pior.

Ana Ribeiro disse...

É um grave problema de saúde, que para ser superado é necessário acompanhamento psiquiátrico e nutricional.

Ana Ribeiro disse...

Passe sempre!!