quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Caril


O improvável caril entrou para a lista de ingredientes com virtudes medicinais, sobretudo o caril mais amarelo, com mais curcuma, uma especiaria da família do açafrão que, descobriu-se agora, tem efeitos anticancerígenos, pode reverter a osteoporose e combater doenças inflamatórias como a artrite reumatóide. Mas convém não exagerar, uma vez por semana chega.

2 comentários:

Mudando o Rumo da Vida disse...

Poxa, não sei que tempeiro é esse?
Será que é o açafrão aqui no Brasil?
Beijos

Ana Ribeiro disse...

O caril é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.

Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, caril de gambas, etc.