sexta-feira, 1 de junho de 2012

Leve as crianças a experimentar novos alimentos

  1. Use recompensas que não sejam alimentos. Oferecer um doce como recompensa por a criança comer vegetais reforça a ideia que estes são desagradáveis.
Ofereça recompensam que não sejam alimentos quando eles comem ou se portam bem. As tabelas de estrelas podem motivar as crianças. Coleccionar um número previamente acordado de estrelas pode dar origem a uma recompensa como uma ida ao parque. Assim, alia-se a boa alimentação à prática de exercício físico.


2. Continue a apresentar novos alimentos, sucessivamente.Perante um novo alimento é comum a criança o rejeitar, e os pais acabam muitas vezes por desistir ao cabo de duas rejeições.

Os estudos demonstram também que as crianças são influenciadas pelo exemplo dos pais, educadores e colegas a comer os mesmos alimentos com gosto. Por isso, prepare o seu prato do jantar e ataque os alimentos que também quer que o seu filho coma.
Mantenha a calma e continue a apresentar sucessivamente o mesmo alimento, sem tensão. Se ele voltar a ser rejeitado, não faça comentários, deixe passar uns dias e volte a tentar. Podem ser necessários uns 8 ou mais contactos antes de uma criança aceitar um alimento como os brócolos. Apresente o alimento em pequenas quantidades. É difícil, mas acabará por valer a pena.

Sem comentários: