terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dra, preciso engordar! I

Conheço vários casos de pessoas que não se sentem satisfeitas com o seu peso: são muito magras e querem engordar. Ao contrário do que se pensa, de uma forma geral, é mais complicado engordar do que emagrecer! A dificuldade para engordar pode estar relacionada a doenças, transtornos alimentares, alterações hormonais, stress ou à constituição física da pessoa. O primeiro passo para quem quer engordar é investigar, a partir de uma série de exames médicos, se há algum problema de saúde.

O hipertireoidismo, por exemplo, faz a pessoa sentir fome, comer bastante e mesmo assim emagrecer. Neste caso, geralmente, com o tratamento da doença, o paciente volta automaticamente ao peso normal. O mesmo serve para a diabetes e distúrbios intestinais, mas a diferença é que a dieta será parte do tratamento. Já os transtornos alimentares são mais complicados e precisam também de acompanhamento psicológico.

Mas muitas vezes não há qualquer problema de saúde associado ao baixo peso. As pessoas magras tendem a gostar de alimentos pouco calóricos, comem menos, enfastiam-se rapidamente, e podem estar grandes períodos sem comer e sem que nas refeições seguintes compensem o défice energético, ao contrario das pessoas com excesso de peso. Existe também, em alguns casos, uma dualidade entre o desejo de aumentar o peso e a rejeição de uma figura corporal mais cheia. Estas razões explicam porque é necessário o apoio especializado para a obtenção de resultados duradouros.

Sem comentários: