segunda-feira, 1 de março de 2010

Mais exercício na menopausa

As hormonas influenciam a quantidade de gordura acumulada no corpo durante a menopausa. A mulher, nesta etapa, armazena mais gordura e, por isso, deve aumentar a actividade física para evitar o excesso de peso. Nesse sentido, são aconselhados os desportos de fundo que queimam mais calorias. Uma mulher sedentária em idade menopáusica tem um risco quatro vezes maior de ganhar peso nos 10 anos seguintes do que outra fisicamente mais activa.
Outro aspecto a ter em conta é a osteoporose que afecta as mulheres depois da menopausa. Qualquer desporto em que o peso do corpo esteja envolvido (excepção, portante, para os de piscina) é indicado porque cria atrito no osso e, ao fazê-lo trabalhar, regenera-se mais massa óssea e previne-se a sua descalcificação. O exercício também parece reduzir o risco de cancro de mama em 72% nas mulheres menopáusicas que pratiquem, pelo menos, quatro horas de exercício por semana e se mantenham em forma, comparativamente às mulheres sendentárias.
A partir dos 40 ou 50 anos, o homem também começa a armazenar mais gordura corporal, pelo que a recomendação de exercício também se aplica a eles.
A passagem do tempo está associada à perda progressiva de força, de massa muscular e massa óssea. De acordo com o Colégio Americano de Medicina Desportiva, o treino de resistência pode ajudar a paliar estes problemas.

2 comentários:

Louisette passion retriever, cat, memory Katanga disse...

Bello Blog,Obridada,
saludas del Belgica

Ana Ribeiro disse...

Obrigada, pelo elogio.
Beijinhos até á Belgica

Ocorreu um erro neste dispositivo