sexta-feira, 26 de março de 2010

Pudim de maçã light



Original, delicioso e... amigo da linha!

Nutritivo e repleto de fibras e proteínas, este pudim constitui uma alternativa saudável aos pudins de ovos que servem de sobremesa a muitas refeições familiares, sobretudo em festas e aos fins de semana.

Pela sua riqueza em vitaminas, sais minerais, fibras, água e fitonutrientes, e pela sua escassez em gordura saturada, colesterol, sódio e calorias, a maçã é uma das frutas mais recomendadas pelos médicos. Esta receita é especialmente indicada para quem sofre de problemas digestivos, de diabetes e diarreia. Quem está a fazer ou pretende iniciar brevemente uma dieta de emagrecimento também o deve consumir.

Ingredientes
(para 4 pessoas)

750 g de maçãs
4 ovos
0,5 l de leite magro
1 colher (café) de baunilha em pó
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de açúcar light
3 colheres (sobremesa) de adoçante para culinária

Preparação

1. Bata os ovos até ficarem espumosos e junte-lhes o adoçante. Acrescente o leite frio e a baunilha. Reserve.

2. Faça o caramelo aquecendo o açúcar com 2 colheres de água. Deite-o no fundo de uma forma para pudins, mexendo bem, para que fique bem coberta. Reserve.

3. Descasque as maçãs e corte-as em cubos. Cozinhe-as no microondas, na temperatura máxima, durante 3 ou 4 minutos, até ficarem moles. Junte as maçãs à mistura de ovos e leite e verta o preparado na forma para pudins. Cozinhe em banho-maria no forno a 180º durante cerca de uma hora.

4. Deixe arrefecer antes de desenformar. Bom apetite!

1 comentário:

Dreamer disse...

Assim que puder, vou experimentar! Obrigada pela ideia.