terça-feira, 3 de julho de 2012

Hortelã



A hortelã é considerada uma planta medicinal, por possuir propriedades digestivas, aromáticas, analgésicas, antibacterianas e sedativas. Apresenta um sabor agradável, refrescante, com ótimo aroma e grande valor terapêutico. É muito utilizada no mundo inteiro contra problemas de digestão, gastrointestinais, insônia, mau hálito e náuseas.

Apresenta na sua composição vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. O seu óleo essencial é composto principalmente por mentol (cerca de 50%) e é responsável pelo odor refrescante da planta, encontrado principalmente nas folhas mais velhas.

A hortelã é vendida geralmente fresca Na hora de comprar a hortelã é preciso estar atento para escolher as folhas com cores mais vivas, evitando as murchas e manchadas. Quando for comprar a folha já seca, prefira aquelas guardadas em embalagens ou vidros escuros.
Na culinária está presente tanto em pratos doces como salgado,s em preparações como: chás, sumos, sopas, saladas, molhos geleias  e acompanhamentos.
Provavelmente a utilização mais conhecida da hortelã é em forma de chá, devido ao seu poder calmante e sabor agradável. O maior consumo do chá é principalmente após as refeições, por ser considerado um excelente digestivo e benéfico para quem sofre de dores no estômago.