domingo, 30 de agosto de 2009

Longas distâncias




Desde 1896 que os desportistas elegem a corrida de longa distancia como o desafio por excelência. Só é preciso fazer uma alimentação saudável, treinar muito e ter uma vontade de ferro.

A época das corridas abre logo a seguir ao Verão. A meia maratona de Portugal a 4 de Outubro; a Maratona do Porto a 8 de Novembro; a meia maratona de Lisboa; a corrida da mulher, de apenas 5 km, em Maio. Apenas? Segundo os especialistas, são precisos pelos menos três meses para preparar as nossas pernas e pulmões para correr, sem parar, a distância que um carro faz em cinco minutos.
O período de treino para a meia maratona, 21km, são doze semanas (20 semanas para a maratona completa). Os programas de treino são exigentes. Durante os meses de preparação, existirão quatro aspectos fundamentais a ter em conta: resistência, força, velocidade e recuperação.
No início, o atleta pouco habituado não deve correr na rua, onde o risco de lesão é alto e as formas de medir o progresso são limitadas.
Tente correr 6 dias por semana; gradualmente, aumente as distancias que são corridas em casa semana até 15 dias antes da prova, quando deverá entrar em recuperação; deve incluir no programa de treino semanal, duas corridas mais longas, uma a meio da semana e outra no fim-de-semana e incluir ainda um dia de corrida mais rápida.
Se não se encontrar em forma e tiver disponibilidade antes de começar o programa de 12 semanas, poderá fazer um mini programa de 1 mês com com cinco corridas semanais, com folga à 2ª e à 6ª feira, correr 5 km por dia a um passo regular, parando quando achar necessário e bebendo sempre muita água.
A pergunta pertinente: o que deve ser o regime alimentar para o atleta de longa distância?, será respondida num próximo post.

Sem comentários:

Ocorreu um erro neste dispositivo