quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santos Populares


Entre o alho-porro, os martelos de plástico, o manjerico, os balões de ar quente e toda a festa dos santos populares, na hora de saciar a fome, a sardinha, o pão milho e o caldo verde são quem reinam.

Deixo alguns conselhos saudáveis, pois a saúde também conta em dias de festa!

Sardinha
A sardinha é um peixe gordo,pelo que a sua gordura, polinsaturada, rica em ácidos gordos ómega-3, é importante para o desenvolvimento e manutenção cerebral e equilíbrio cardiovascular. Consuma peixes gordos com regularidade, variando o tipo de peixe (sardinha,cavala,salmão,arenque,…);

Pimento
O pimento é fonte de vitaminas e minerais importantes para a pele e mucosas, visão e processo de cicatrização.
Procure ingerir pimentos de diferentes cores para aumentar os benefícios nutricionais. Complemente este consumo com outros tipos de produtos hortícolas.
Consuma hortaliças e legumes diariamente, na sopa, e inclua-os sempre no prato.

Caldo Verde
O caldo verde, pela presença de couve galega, é rico em cálcio, imprescindível ao crescimento e manutenção dos ossos e dentes.
Diariamente devemos recorrer ao consumo de sopa de legumes, para alcançar maior variedade de vitaminas e minerais pela diversidade de produtos hortícolas. Inicie o almoço e o jantar com sopa;

Pão milho
O pão de milho poderá funcionar como um substituto à batata, arroz ou massa, pela sua riqueza em hidratos de carbono. Se optar por incluir o pão na sua refeição deve reduzir a quantidade de batata, arroz ou massa que ingere.

Sem comentários: