sexta-feira, 14 de outubro de 2011

«Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»

Dias antes do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra no próximo domingo, a APCOI apresentou o que pretende ser um plano de ataque contra a tendência nacional de crianças com excesso de peso. Segundo dados da comissão Europeia, 14% das crianças portuguesas entre os seis e os oito anos são obesas e 32% têm excesso de peso.

Uma preocupação que deu origem à iniciativa «Heróis da Fruta». A partir de hoje e até ao dia 15 de Junho do próximo ano, jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo, públicas ou privadas, estarão sintonizadas num objectivo comum. Uma experiência semelhante mas de âmbito local tinha já sido realizada em 2008 pela Vitamimos, parceira estratégica da APCOI. Segundo Mário Silva, presidente da associação, “a APCOI pretende replicar um projecto-piloto com provas dadas de sucesso a nível local e potenciar o seu impacto social para todo o país”.

Mediante inscrição no site do projecto, os professores de norte a sul do país terão acesso a um «Quadro de Mérito dos Heróis da Fruta» para expor na sala de aula e premiar com uma estrela sempre que um aluno trouxer uma peça de fruta para comer ao lanche. Criar uma letra e um vídeo para o «Hino da Fruta» é outro desafio desta iniciativa, que levará às três escolas vencedoras aulas de culinária saudável, rastreios, actividades desportivas e animadores socioculturais, entre Março e Junho de 2012.

Dados de um estudo apresentado em 2011 na Conferência Internacional sobre Obesidade Infantil indicam que, em Portugal, apenas 2% das crianças consome fruta fresca diariamente. É a transformação deste cenário que move o projecto da APCOI, um “passo significativo para envolver alunos, pais, professores e auxiliares de educação na luta por um futuro mais saudável para as crianças portuguesas”, referiu Mário Silva.

Fonte: Jornal Público

Sem comentários: