terça-feira, 19 de abril de 2011

Noma ganha "óscar" de melhor restaurante do mundo (outra vez)

A lista "S. Pellegrino dos 50 melhores restaurantes do mundo" foi revelada esta noite em Londres e consagrou, pelas segunda vez, o restaurante Noma de Copenhaga, seguido por dois espanhóis, Roca e Mugaritz. O brasileiro D.O.M. de São Paulo (Brasil), do chefe Alex Atala, passou a 7.º e é o melhor da América do Sul.

Em gala realizada segunda à noite no The Guildhall, numa competição organizada pela "bíblia" do sector, a revista "Restaurant", e em que votam mais de 800 profissionais da restauração, o espanhol El Celler de Can Roca, do chef Joan Roca (Girona-Catalunha), foi declarado o 2.º melhor do mundo e o Mugaritz, do chef Aduriz (Rentería-País Basco), ficou em 3.º.

"Não estávamos à espera, estou muito feliz. Este resultado reforça o facto de que a revolução culinária espanhola prossegue. O mundo continua a confiar no trabalho que iniciámos há muito tempo", comentou Joan Roca em declarações ao El País.

Em 5.º, ficou o Fat Duck de Blumentahl (Reino Unido) e em 4.º, a Osteria Francescana (Itália), do chef Massimo Bottura (que também foi distinguido com oprémio do seus pares, o Chefs’ Choice)

O único restaurante da lista que "fala" português é o D.O.M. de São Paulo (Brasil), do chefe Alex Atala, que passou de 18.º em 2010 para o 6.º lugar. Em termos de novidades, assinalam-se cinco novas entradas (quase uma selecção por continente) e a reentrada do espanhol Etxebarri.

O Noma destronou em 2010 o venerado El Bulli, de Ferran Adrià, "o melhor restaurante do mundo" cinco anos consecutivos, que, pouco depois, anunciaria ir encerrar portas em 2012.

TOP 10

1 - Noma (Dinamarca)
2 - El Celler de Can Roca (Espanha)
3 - Mugaritz (Espanha)
4 - Osteria Francescana (Itália)
5 - The Fat Duck (Reino Unido)
6 - Alinea (EUA)
7 - D.O.M (Brasil)
8 - Arzak (Espanha)
9 - Le Chateaubriand (França)
10 - Per Se (EUA)

Novas entradas
34 - The Ledbury (Reino Unido)
37 - Amber (China)
42 - Astrid Y Gaston (Peru)
48 - Varvary (Rússia)
49 - Pujol (México)
50 - Etxebarri (Espanha - reentrada)

Sem comentários:

Ocorreu um erro neste dispositivo