quarta-feira, 27 de abril de 2011
Emagrece, engorda, emagrece… Fique longe do efeito io-iô
terça-feira, 19 de abril de 2011
Noma ganha "óscar" de melhor restaurante do mundo (outra vez)
Em gala realizada segunda à noite no The Guildhall, numa competição organizada pela "bíblia" do sector, a revista "Restaurant", e em que votam mais de 800 profissionais da restauração, o espanhol El Celler de Can Roca, do chef Joan Roca (Girona-Catalunha), foi declarado o 2.º melhor do mundo e o Mugaritz, do chef Aduriz (Rentería-País Basco), ficou em 3.º.
"Não estávamos à espera, estou muito feliz. Este resultado reforça o facto de que a revolução culinária espanhola prossegue. O mundo continua a confiar no trabalho que iniciámos há muito tempo", comentou Joan Roca em declarações ao El País.
Em 5.º, ficou o Fat Duck de Blumentahl (Reino Unido) e em 4.º, a Osteria Francescana (Itália), do chef Massimo Bottura (que também foi distinguido com oprémio do seus pares, o Chefs’ Choice)
O único restaurante da lista que "fala" português é o D.O.M. de São Paulo (Brasil), do chefe Alex Atala, que passou de 18.º em 2010 para o 6.º lugar. Em termos de novidades, assinalam-se cinco novas entradas (quase uma selecção por continente) e a reentrada do espanhol Etxebarri.
O Noma destronou em 2010 o venerado El Bulli, de Ferran Adrià, "o melhor restaurante do mundo" cinco anos consecutivos, que, pouco depois, anunciaria ir encerrar portas em 2012.
TOP 10
1 - Noma (Dinamarca)
2 - El Celler de Can Roca (Espanha)
3 - Mugaritz (Espanha)
4 - Osteria Francescana (Itália)
5 - The Fat Duck (Reino Unido)
6 - Alinea (EUA)
7 - D.O.M (Brasil)
8 - Arzak (Espanha)
9 - Le Chateaubriand (França)
10 - Per Se (EUA)
34 - The Ledbury (Reino Unido)
37 - Amber (China)
42 - Astrid Y Gaston (Peru)
48 - Varvary (Rússia)
49 - Pujol (México)
50 - Etxebarri (Espanha - reentrada)
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Páscoa saudável
Páscoa é tempo de chocolate, mas todo cuidado é pouco para evitar problemas como a obesidade infantil. Como as crianças costumam receber vários ovos, que parecem durar o ano todo, é preciso ficar atento: consumo superior a 30g diárias, por um período de 3 a 4 meses, é o suficiente para que a criança já apresente sobrepeso.

Para preservar a saúde das crianças é preciso estar atento. Em primeiro lugar, a família deve dar menos ovos e de menor tamanho às crianças. O ideal é que sejam ovos de 100 a 150g. Uma alternativa é, em conjunto com a criança, fazer uma doação dos ovos excedentes.
O tipo de chocolate mais saudável é o amargo. O chocolate amargo contém mais cacau, que contém polifenol, uma substância que ajuda a diminuir o mau colesterol. O chocolate branco é o mais nocivo, uma vez que não contém massa de cacau e sim manteiga de cacau. Tem mais gordura e por isso é mais calórico.
Apesar de serem feitos de chocolate, os bombons, também devem ser evitados. Isto porque o recheio contém gordura trans, que eleva o colesterol.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Boas razões para continuar a comer sopa
Lá porque está calor, não há razão para a deixar de comer.... Mexa bem os minerais, vitaminas, fibras, proteínas vegetais, ferro e cálcio e sirva tudo com uma boa dose de comodidade, rapidez e ...muita saúde! Vai uma sopa? | |
|