terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dúvidas

Para não engordar podemos retirar todas as gorduras da alimentação?

Não, nunca. Cada nutriente tem funções específicas e as gorduras ou lípidos, são essenciais em qualquer dieta pois, além de representarem uma forma concentrada de energia, são componentes essenciais das membranas celulares e têm um papel fundamental na absorção e utilização das vitaminas A, D, E e K (presentes nas gorduras provenientes dos peixes gordos, dos óleos vegetais e dos lacticínios).
Recomenda-se que 15 a 30% das calorias ingeridas diariamente sejam provenientes das gorduras, um valor que varia em função dos problemas de saúde, actividade física e estilo de vida de cada um. Numa alimentação saudável devem entrar predominantemente gorduras ricas em ácidos gordos polinsaturados - presentes nos peixes, azeite, nozes - em detrimento de gorduras saturadas, que são, na sua maioria, de origem animal: a gordura da carne, da manteiga, das natas, por exemplo.
Cada grama de gordura tem 9kcal, por isso deve-se consumir com moderação, escolhendo sempre as gorduras "boas".

2 comentários:

renata disse...

dra essa parte que fala em tirar as gorduras da alimentação me ajudou muito pq eu sempre tive essa duvida...se comer carne mesmo que em pouca quantidade é ou não prejudicial a saúde por que conheço pessoas que não comem carne de jeito nenhum....e falam que vivem muito melhor....
parabens! e obrigada

Ana Ribeiro disse...

Cara Renata,
a carne é por excelência uma fonte proteica. Como as proteínas são essenciais, caso retiremos a carne da nossa dieta temos que introduzir um substituto.
Em relação à quantidade de carne que devemos ingerir por dia, se olharmos para a roda dos alimentos, verificamos que só precisamos de uma pequena quantidade. Sempre que possível devemos preferir carnes brancas, como o frango, coelho e perú, que são carnes magras.