quarta-feira, 30 de março de 2011

Campanha Comer Bem é Mais Barato

Venho por este meio divulgar os novos passos da campanha "Comer Bem é + Barato" dinamizada pela APN, juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, DECO e SIC. COMER BEM É MAIS BARATO é o mote da campanha, que tem como objectivo contribuir para mudar atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas.

Esta campanha foi motivada por dados que dão conta de uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses, que a crise económica e social veio agravar, havendo uma relação directa entre a falta de recurso dos portugueses, o pouco tempo de que dispõem e uma economia alimentar deficiente por falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos.

A campanha televisiva na SIC está no ar desde 15 de Março e continuará até dia 10 de Abril com o intuito de transmitir um conjunto de informações e conselhos que permitam a cada família fazer uma escolha mais consciente, responsável e também mais económica, da sua alimentação. O objectivo principal é mostrar que comer bem e barato é possível, aliando assim o equilíbrio nutricional a um baixo custo e, para comprová-lo, nas próximas semanas serão apresentadas 7 refeições completas e equilibradas, cada uma delas com o custo de 1€.

A partir de 16 de Abril a Campanha assumirá outra forma de comunicação, feita através de uma carrinha que viajará por sete cidades - Lisboa, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Santarém, Évora e Faro, parando em locais públicos para confeccionar as receitas da campanha nutricionalmente ricas e baratas. A Campanha proporá ainda formas de cozinhar que sejam gastronomicamente apetecíveis, associando a melhoria dos hábitos alimentares dos portugueses a um regresso ao tipo de cozinha tradicionalmente praticada na bacia do Mediterrâneo, com base em nutrientes como o azeite, os frutos e legumes frescos e o consumos moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Entre os alimentos serão identificados aqueles que, pelo preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos familiares carenciados.


Data

Cidade

Local

16 Abril

Évora

Praça 1º de Maio

30 Abril

Lisboa

Praça da Figueira

7 Maio

Porto

Praça D. João I

14 Maio

Coimbra

Praça da República

21 Maio

Viana do Castelo

Praça da República

28 Maio

Faro

Jardim Manuel Bívar – Praça D. Francisco Gomes

4 de Junho

Santarém

Largo Cândido dos Reis

2 comentários:

Anónimo disse...

Fica a nota de que não houve nada na praça. Passei lá às 14 e não havia nada.

Ana Ribeiro disse...

Não conheço o motivo pelo qual a APN desmarcou o evento.