segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Natal e Ano Novo

Dicas para Comer Bem e Não Engordar!

1) Nos dias festivos tome um bom pequeno-almoço. Coma, de preferência, pão integral ou de centeio, lacticínios magros ricos em cálcio (leite, iogurte ou queijo) e fruta rica em vitaminas, minerais e fibra.

2) Não fique mais de 3 horas sem comer. Faça pequenas refeições ao longo do dia, entre as refeições principais,para evitar ter fome: que tanto ameaça a alimentação saudável.

3) Comece as refeições principais por uma sopa de legumes.

4) Acompanhe as refeições com salada e legumes cozidos. Para temperar utilize mais ervas aromáticas que sal e opte por condimentos menos calóricos como o vinagre ou o limão.

5) Quanto ao prato principal, os tradicionais bacalhau cozido e peru assado são opções muito saudáveis. Tenha apenas em atenção o sal do bacalhau e evite gorduras e molhos no peru.

6) Quanto aos doces, estes devem consumidos preferencialmente a seguir às refeições. Um truque para provar tudo o que lhe apetecer é colocar pequenas porções de cada doce num prato de sobremesa (e não repetir).

7) Na confecção dos alimentos, opte por gorduras de origem vegetal, nomeadamente o azeite, em detrimento das gorduras de origem animal. Mas atenção às quantidades usadas: seja moderado!

8) Não faça grandes quantidades de comida para não ficar com sobras em casa!

9) Os frutos secos são uma óptima fonte de ómega-3, mas também são muito calóricos, por isso coma-os com moderação.

1 comentário:

Brinquinho da cantareira disse...

ADOREI AS DICAS...BOM NATAL SAUDAVEL:)