domingo, 14 de junho de 2009

Em vez de...

Em vez de…

Escolha…

Cocktail de camarão

Sopa de legumes

Patê e pão branco

Queijo fresco magro e broa

Saladas com maionese

Saladas com um fio de azeite

Prego no prato

Bife de frango, arroz e salada

Bacalhau com natas

Bacalhau à lagareiro

Hambúrguer com batatas fritas

Porco com legumes

Peixe frito com arroz

Bacalhau cozido com grão, couves e 1 fio de azeite

Natas do céu

Leite-creme

sábado, 13 de junho de 2009

Troque de galheteiro


As novas embalagens de azeite e vinagre com spray são uma excelente opção para temperar pratos, evitando o uso excessivo de gordura. Que mesmo a gordura boa deve ser consumida com muita moderação!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bom Santo António

Arraial, sardinha, broa, sangria...

Dúvida

As dietas de um único alimento são uma forma eficaz de emagrecer?


Com a chegada do Verão, surgem por todo o lado dietas "malucas" que prometem milagres. Há regimes, como o do abacaxi ou o da sopa, que defendem essa teoria de que comer apenas um alimento emagrece. Mas estas dietas de um único alimento, para além de aborrecidas e monótonas, constituem um grande perigo para a saúde. A alimentação, deve ser sempre variada, completa e equilibrada.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mandamento


Beberás chá verde

As catequinas, presentes no chá verde, estão associadas à redução de gordura abdominal, uma das formas mais perigosas de obesidade e aceleram o metabolismo. Estes factos foram comprovados por diversos estudos científicos, entre os quais o estudo liderado pelo investigador japonês Tomonori Nagao.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Quivi



O quivi é uma fruta muito saborosa e leve. Esta fruta exótica tem poucas calorias e cuida do coração e dos rins, e tem potentes efeitos anti-idade. Para além disso, o seu elevado teor de vitamina C e de potássio é eficaz no combate à depressão. Rico em fibra, o quivi é óptimo como laxante e para reduzir o "mau" colesterol (LDL).

Um truque na cozinha
O seu sabor é uma mistura agridoce, e a sensação de acidez efervescente que proporciona está relacionada com o seu conteúdo de potássio, ácido ascórbico e de uma enzima chamada actinidina. Esta enzima amacia as proteínas da carne: esfregar um bife com quivi fará com que fique muito suculento.

terça-feira, 9 de junho de 2009

No japonês


Peça isto:
Sashimi: Atum, salmão e sardinha crus têm um altíssimo teor de proteínas e ácidos gordos polinsaturados.

Teriyaki de vaca: Apesar de ser carne vermelha, neste caso não estamos a falar de muita gordura, na medida em que depois de marinada se assa a alta temperatura.

Sopa de miso: Este caldo é feito à base de soja fermentada, pelo que é pobre em gordura e rica em vitamina B12 e zinco que potenciam o sistema imunitário.


E não isto:
Molho de soja: O sashimi sem molho de soja pode parecer que não combina, mas não se esqueça que a soja é rica em sódio o que pode provocar a subida da tensão arterial.

Algo que esteja muito frito: Sim, é mesmo isso que está a imaginar: tempura super estaladiça.
Ir a um japonês e pedir proteínas muito fritas acompanhadas de molho curry é desperdiçar completamente todos os benefícios nutricionais que este tipo de gastronomia oferece. Cinja-se às coisas que são apenas ligeiramente fritas, às grelhadas, às cozidas ou, se preferir, às cruas.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cozinha de Verão Criativa e Saudável


Dia 21 de Junho, vou realizar um Workshop onde vou ensinar a confeccionar pratos saudáveis e leves tão propícios para o Verão.
O workshop terá uma componente teórica e uma prática, onde vai poder meter as mãos na massa!

Horário: 11h-12h30m
Preço: 10 €
Local: Hotel Solverde, Espinho

Poderá fazer a sua inscrição através dos seguintes contactos:
937625041
227338030
spa@solverde.pt
anapimentaribeiro@gmail.com

Sopa

A Branquinha, há uns dias deixou o seguinte comentário: "Boa tarde! Tenho uma dúvida: estou num processo de emagrecimento mas infelizmente não consigo fazer uma sopa com legumes que fique apetitosa. Alguma sugestão?"


A sopa de legumes é um excelente alimento. Tem fibras, é rica em sais minerais, vitaminas e água. A sopa reconforta o estômago diminuindo o apetite e é pouco calórica. Por isso deve ser comida ao almoço e ao jantar, antes do prato principal.
A combinação de vegetais numa sopa é infindável e depende apenas da sua imaginação. Pode substituir a batata por curgete ou abobora, por exemplo. Deixo uma dica: misture curgete, cebola, brócolos, cenoura, repolho... Passe tudo até obter um creme, no final junto repolho em juliana e deixe cozer. Pode também usar a couve, o nabo, o feijão verde, o espinafre, a ervilha, tudo vegetais ricos em fibras. Atenção à quantidade de azeite que coloca no final. Um fiozinho, em cru, basta.
Para não ter que estar sempre a fazer sopa pode congelá-la para a ter sempre pronta a consumir.

domingo, 7 de junho de 2009

Sem corantes nem conservantes


Guia para manter a fruta sempre fresca

Ameixa, melão, melancia, pêssego e nectarina
Pode colocá-los no frigorífico uma a duas horas antes de servir, mas deve conservá-los à temperatura ambiente.

Ananás
Deve ser conservado à temperatura ambiente e colocado no congelador, já cortado, cerca de 10 minutos antes de servir.

Banana
Nunca deve ser colocada no frigorífico.

Cerejas
Deve conservá-las na parte inferior do frigorífico, caso contrário só duram um dia sem se deteriorar.

Citrinos
Devem ser conservados à temperatura ambiente.

Damascos
Se estiver verde pode deixá-lo 2 a 3 dias à temperatura ambiente, mas se estiver maduro coloque-o no frigorífico.

Maçã
Tanto pode ser conservada dentro como fora do frigorífico.

Morangos
Coloque-os na parte inferior do frigorífico.

Uvas
Podem ser conservadas à temperatura ambiente durante 2 dias, mas depois devem ser colocadas no frio.

Fonte:www.asae.pt

sábado, 6 de junho de 2009

Acabar com os mitos


Fazer exercício com roupa térmica faz perder gordura e peso.

MITO.

Muitas pessoas acreditam que transpirar muito durante o exercício físico é sinónimo de grande perda de calorias mas isto não é verdade.

A transpiração e respiração originam unicamente uma perda de água do nosso organismo e esta água é reposta assim que forem ingeridos os indispensáveis líquidos após terminado o esforço. Por isso mesmo, quem utiliza roupa impermeável ou térmica para provocar mais transpiração no decorrer do exercício não está a produzir nenhum efeito na mobilização da gordura corporal e nem sequer está a favorecer a sua saúde, levando a uma perda excessiva de água que é fundamental ao organismo.

Empadão de legumes

Uma receita para experimentar no fim de semana.

Ingredientes:
8 batatas pequenas
Brócolos (1 ramo)
1 curgete
1 cenoura
1 cebola
polpa tomate q.b
sementes sésamo q.b
azeite q.b
flocos de levedura de cerveja q.b
Queijo ralado magro q.b.

Preparação:
Coze as batatas em rodelas finas. Num tacho à parte, refoga a cebola em rodelas no azeite. Junta a curgete e a cenoura em rodelas finas. Acrescenta os brócolos em pequenos pedaços. Acrescenta polpa tomate e deixa cozinhar em lume brando até os legumes estarem cozidos.
Numa travessa, coloca uma camada de batatas, outra camada de legumes polvilhada com semente de sésamo e por fim as restantes batatas. Cobre com as natas.
Polvilha o empadão com flocos de levedura de cerveja, mais um pouco de sementes de sésamo e com o queijo. Leva ao forno a gratinar cerca de 10 minutos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nádegas firmes para o Verão

Tenha umas nádegas bonitas para este Verão.
Além de uma alimentação equilibrada e variada é recomendável que beba muita água para se manter sempre hidratada/o.
Faça estes exercícios e verá que ficará com umas nádegas de fazer inveja.
Antes de começar qualquer exercício deve de ter em mente que deve de fazer um aquecimento muscular. O aquecimento gradual dos músculos e do sistema cardiovascular podem ajudar a diminuir as dores depois do treino e a prevenir lesões. Estes são pequenos exemplos: andar a passo rápido, subir e descer escadas, andar de bicicleta...

Exercícios que ajudam a melhorar a musculatura dos glúteos, mais conhecidos por nádegas:

Elevação inversa com perna dobrada

Posição inicial:

- Comece este exercício apoiando as mãos e os joelhos no chão.

- Dobre a perna esquerda formando um ângulo de 90 graus para cima.

- Mantenha a perda direita dobrada e suporte o seu peso com os braços.

Movimento:

- Contraia os glúteos enquanto levanta a perna esquerda para cima e para trás.

- Mantenha esta posição por uns segundos e regresse à posição inicial.

- Repita a série e realize com a perna direita.


Elevação dos glúteos

Posição inicial:

- Deite-se de barriga para baixo com as pernas levemente dobradas.

- Utilize os cotovelos para estabilizar o corpo.

Movimento:

- Levante simultaneamente as pernas até não poder mais, sem dobrar as pernas.

- Mantenha as pernas no ar por uns segundos e regresse à posição inicial.

- Contraia os glúteos durante todo o movimento.



Depois de fazes estes exercícios deve de fazer alongamentos. O alongamento é uma componente importante em todos os programas de exercícios e devem ser feitos no final de cada sessão de exercícios.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Recuperação após exercício

Para a recuperação muscular, é importante não demorar a comer depois do treino. Tente comer até 40 minutos após a actividade. A melhor recuperação pós-treino é feita com hidratos de carbono complexos e proteínas, essenciais para os músculos.
Por fim, não esqueça que a nutrição não diz respeito apenas aos alimentos, mas também à hidratação. É importante beber água após o exercício.

Veja, agora, alguns exemplos de alimentos que pode consumir após a actividade física para elevar os seus músculos à máxima potência!



- Sande de pão escuro com queijo magro.

-1copo de leite magro

- 1 fatia de melancia.

- Carne magra com arroz ou massa ou batata assada/cozida.


Observação: Diversos factores interferem na alimentação ideal antes e após os exercícios, como o tipo de actividade física, a intensidade e o objectivo: emagrecer, ganhar massa muscular.

O que é a neofobia?

É o medo do novo. Muitas crianças rejeitam alimentos novos por receio do desconhecido. Há quem defenda a teoria de que é um mecanismo de defesa desenvolvido há milhares de anos, quando as crianças ficavam sozinhas desde cedo. Se pegassem em tudo o que vissem e comessem, podiam morrer. Só depois de verem os pais a comer determinados alimentos é que passam a aceitá-los e até a gostar.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O segredo da sopa


Uma sopa de legumes baixa em calorias pode ser a sua arma secreta para emagrecer, ou manter o seu peso, todo o ano. Coma sopa de legumes antes do prato principal e desligue o sinal do apetite. As fibras e a água dão volume sem adicionar calorias, enchem o estômago e fazem com que se sinta cheio durante mais tempo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

As curvas regressaram

Os paradigmas da beleza renovam-se ao sabor das épocas e das culturas, e parece que a moda está a entrar num período de transição. A exaltação da magreza está a esgotar-se para dar lugar ao elogio da saúde. Celebrar as curvas é reconhecer a identidade feminina, ou não fossem essas as linhas que distinguem as mulheres dos homens. Apesar disso, esculpir o corpo sem perder as tão apreciadas formas não é fácil. Durante a adolescência, e ao longo das diferentes fases da vida, é necessário ter cuidados alimentares e praticar exercício físico. O segredo para ter "tudo no sítio" está no equilíbrio.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O tempo da Beterraba


A beterraba, rica em proteínas e vitamina C, é o legume do momento. Esqueça a versão de conserva e opte por comê-la assada: corte a beterraba em fatias ou pedaços, regue-a com um fio de azeite e coloque no forno bem quente.
Para variar, pode coze-la em sumo de laranja acabado de espremer.

sábado, 30 de maio de 2009

Ordem dos Nutricionistas

O Ministério da Saúde acaba de dar luz verde à criação da Ordem dos Nutricionistas, conforme anunciou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, na abertura do VIII Congresso da Nutrição e Alimentação, no Porto.
O processo vai ter ainda que passar pelo Parlamento, depois de o Ministério da Saúde ter considerado que será "positiva para o país". Para a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento, este processo é determinante porque é necessário regular a profissão e definir um código deontológico, uma vez que há muitas pessoas sem formação adequada a fazer aconselhamento alimentar em Portugal. "Há verdadeiros atentados contra a saúde pública", considerou, dando o exemplo de SPA sem nutricionistas que têm "a vertente de aconselhamento alimentar".

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emagrecer a ler

Ler livros de acção, aventura ou sexo faz perder duas vezes mais calorias do que se estiver parado. A conclusão é de um estudo britânico divulgado pela BBC. Quando o corpo está imóvel gasta uma caloria por minuto, contudo, a companhia de um livro destas categorias pode ajudar a queimar o dobro das calorias, reconhecem os investigadores.
De acordo com os especialistas do estudo, o motivo para a perda de peso encontra-se no enredo destes livros, que ajudam o organismo a produzir adrenalina em maior quantidade, o que permite reduzir o apetite e, como consequência, ajuda a perder peso.
Depois de provado que os livros ajudam a emagrecer, os investigadores do estudo, patrocinado pela cadeia de livrarias britânica «Borders», não perderam tempo a fazer uma lista das obras que ameaçam competir com a balança.
O primeiro lugar foi ocupado pelo thriller Pólo, da escritora britânica Jilly Cooper. De acordo com os especialistas, as 800 páginas sobre escândalos e sexo correspondem a um gasto de 1,1 mil calorias, o equivalente perdido de uma refeição completa de um hambúrguer no prato.
O segundo lugar no pódio pertenceu ao conhecido best-seller Código da Vinci, de Dan Brown. A leitura da obra que descreve a existência de um segredo mantido pela hierarquia da Igreja faz com que o leitor consuma 885 calorias.
Se a ideia tiver sucesso, as livrarias vão ter de considerar uma secção dedicada aos livros que queimam calorias.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A hora do chá

Beber chá é um acto social cada vez mais comum. Tem benefícios para a saúde e alivia o stresse. E tem a vantagem de não ter calorias.
Inventado há cinco mil anos pelos chineses, o chá é a bebida mais consumida, depois da água.
O chá é, acima de tudo, excelente para a saúde: é uma bebida diurética com propriedades bactericidas. É também antioxidante, ou seja, ajuda a prevenir ou atrasa a ocorrência de danos nas células e tecidos do organismo. Embora o chá não substitua a fruta e os vegetais, alguns estudos indicam que é mais rico em antioxidantes do que muitos daqueles alimentos. Mas não é preciso passar o dia a beber chá. Três copos é uma boa dosagem.
O chá tem também uma acção psico-estimulante no desempenho cognitivo e no humor.
Não há razões para não se aderir à hora do chá... sem açucar!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Não arranje desculpas esfarrapadas

Comer demais porque sempre comeu assim não é justificação válida. Um hábito mau não se torna bom só porque sempre foi assim. Esteja atento aos seus mecanismos mentais de desculpabilização (e aos que os outros vão usar "contra" si).

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Comer saudavelmente fora de casa III

Tome controlo sobre si própria/o

Coma devagar. Experimente o sabor e a textura da comida, a atmosfera, a conversa... E se o paté ou os croquetes de entrada lhe parecem irresistíveis, peça para os retirarem da mesa.

Nos bufetes, cafetarias, restaurantes, pastelarias e outros locais de venda de alimentos, todas as opções parecem difíceis de resistir. Analise as possíveis escolhas e perca algum tempo a para ouvir o seu corpo, antes de escolher. Se já tiver comido o suficiente, porque não leva o que sobrou da refeição para casa? E se não consegue mesmo resistir à sua sobremesa favorita, limite a porção ingerida ou divida-a com amigo.
Diga adeus à culpa. Lembre-se que um excesso ocasional não é problema para a maioria das pessoas. Retome logo de seguida a sua alimentação usual balanceada e saudável, procurando igualmente manter uma actividade física adequada.


Não consegue emagrecer II

2- Fins de semana e férias

É verdade, estes períodos são nossos inimigos no que toca e emagrecer. A razão é simples: mesmo as pessoas que, durante a semana, praticam exercício físico e são cuidadosas na sua alimentação, tendem a "desleixar-se" durante as férias e os fins de semana. Como resultado, a perda de massa gorda não acontece como deveria...

O que fazer: aos fins de semana, esqueça o sofá, prefira programas ao ar livre e resista aos petiscos constantes em frente à TV.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Smoothie!



Uma receita light e cheia de vitaminas para duas pessoas:
coloque num liquidificador 125g de morangos, 100g de framboesas, 100g de groselhas, 1 iogurte natural magro e 4 cubos de gelo.

E está pronto a beber.

Parar de petiscar

Se pretendemos manter um peso saudável, a primeira regra a estabelecer é a periodicidade das refeições. Um dos grandes responsáveis pelo aumento de peso é a desorganização e a ingestão anárquica de alimentos e petiscar compulsivamente.
Para as crianças esta regra é fundamental. O melhor cuidado que lhes devemos prestar é de as habituar a horários de refeições regulares e não lhes devemos dar a comer nos intervalos, nem bombons, nem bolachas, batatas fritas ou outros aperitivos.
Uma forma simples de explicar a importância de parar de petiscar todo o dia:
80g de queijo por dia em excesso, levam a 2kg a mais num mês!

Dúvidas

"...Tenho uma dúvida relativa às propriedades do chá. Já reparei que tem prazo de validade, mas o que se altera? .... Acontece que me parecem em perfeitas condições! Se os chás são ervas secas, como se podem estragar? Não sei se esta é o tipo de dúvidas que me poderá responder, uma vez que não tem directamente a ver com nutrição mas... não custa tentar!..."
Vou aproveitar este mail para responder a duas questões: primeiro posso responder-lhe a esse tipo de dúvida pois o nutricionista é um profissional que trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, que intervém no domínio da adequação, qualidade e segurança alimentar, com o objectivo da promoção da saúde, prevenção e tratamento de doença.

Quanto ao chá: sim, tem prazo de validade. O prazo de validade é o tempo médio que um alimento se demora a deteriorar. Assim, se o chá estiver guardado em boas condições (num local seco, escuro e fresco) poderá estar em condições de ser consumido após a data. Se as condições de armazenamento não forem as melhores, e com o passar do tempo, o chá perde as qualidades e pode ser contaminado por microorganismos nocivos ou outros contaminantes que coloquem em risco a nossa saúde.
Repare se o cheiro, cor e aspecto das folhas se mantêm inalterados, se assim for, tudo indica que ainda estará em condições de ser consumido.

A hora ideal para queimar gordura


As nossas células são bastante competentes para armazenar as gorduras, mas elas também sabem como as libertar. Quando se trata de as eliminar, cabe-nos a nós a tarefa de activar a máquina que as queimará: os nossos músculos.
Não há segredos. Se as queremos eliminar não basta seguir uma alimentação saudável, temos que nos mexer!
Os nossos hábitos, cada vez mais sedentários, condenam-nos a uma escolha sem ambiguidade: ou nos movimentamos ou temos fortes probabilidades de engordar se nos alimentamos desequilibradamente.
Devemos aprender a rentabilizar ao máximo o exercício físico, sincronizando-o com os ritmos biológicos. Basta escolher as horas mais favoráveis, aquelas em que a célula gorda está na melhor disposição para libertar as gorduras.
É conveniente evitar a movimentação durante os períodos em que a insulina bloqueia as portas de saída das gorduras. Assim, é pouco útil esforçar-se após uma refeição.
Para a maioria das pessoas, a hora em que o exercício será mais proveitoso será de manhã. Antes do pequeno-almoço. Evidentemente isto nem sempre é possível. Outros momentos favoráveis para a realização de exercício: ao fim da manhã, antes do almoço ou ainda ao fim da tarde, por volta das 18 ou 19h, antes do jantar.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Siga o seu coração.


Foi ele que o trouxe aqui.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia dedica, mais uma vez, o mês de Maio ao Coração, no sentido de alertar os portugueses para a importância de prevenir os factores de risco das doenças cardiovasculares, adoptando estilos de vida saudáveis.
Esta iniciativa é tanto mais importante, quanto as doenças cardiovasculares que são a principal causa de morte em Portugal, sobretudo nas mulheres. A taxa de mortalidade devido à doença cardiovascular é mais elevada do que o cancro da mama no que toca ao sexo feminino.
A Alimentação Saudável: variada, com legumes, frutas, cereais completos, azeite e gorduras vegetais, peixe, carnes magras e com redução do sal, é fundamental. Controle o seu peso, o perímetro abdominal e deixe de fumar.

O Pão


"Já agora, uma duvida que tenho é se o grau de cozedura do pão (mais bem cozido ou menos) influencia na dieta?"

O pão é um alimento saudável. E como é rico em hidratos de carbono complexos promove a saciedade e é fundamental para emagrecer.
Apesar de ser reconhecido como uma parte importante da alimentação, verifica-se uma certa diminuição da ingestão deste alimento, estando a ser substituído por outros derivados dos cereais mais calóricos, como as bolachas, as tostas, os croissants, os cereais de pequeno almoço, etc.
O que mais contribui para o aumento de calorias associado ao pão são as gorduras que lhe adicionamos: manteiga, queijos gordos, charcutaria...
Em relação à pergunta feita pela leitora: o pão é melhor digerido se estiver bem cozido. Um pão mal cozido pode provocar flatulência.

Pernas firmes


É possível combater, sentada a flacidez nas coxas. Pegue numa bola de tamanho médio (de andebol, por exemplo) e coloque-a entre os joelhos. Aperte-a devagar, contando até 4. Solte a bola com suavidade, também contando até 4, sem largar completamente.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Esparguete com molho de tomate e aipo

A pedido da Ângela, aqui fica uma receita com aipo. Bom apetite

Ingredientes
(4 pessoas)
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média picada
4 talos de aipo picado
1 malagueta vermelha
2 dentes de alho esmagados
3 colheres de sopa de concentrado de tomate
400 g de tomates, sem pele
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de manjericão picado
1 lata de cogumelos
360 g de esparguete integral
1/4 chávena de queijo magro ralado
1/4 chávena de pinhões

Preparação:
1. Aqueça o azeite numa frigideira anti-aderente, junte a cebola, o aipo, a malagueta e o alho, e salteie em lume médio durante 3 minutos, até os ingredientes estarem macios. Adicione o tomate picado grosseiramente, o concentrado de tomate, os cogumelos, a água e metade do manjericão. Deixe levantar fervura e mantenha em lume brando durante 10 minutos.
2. Coloque o esparguete num tacho grande com água, com uma pitada de sal, a ferver e coza durante 12 minutos, ou até estar al dente.
3. Escorra a massa num passador. Deixe escorrer e coloque na frigideira, misture com o molho.
4. Junte as ervas que sobraram, polvilhe com o queijo ralado e os pinhões, e sirva.

Fórum Saúde


Vai decorrer no próximo fim-de-semana, dias 23 e 24 de Maio, o II Fórum Saúde de Caldas das Taipas, promovido pela Associação Comercial e Industrial das Taipas (ACIT) e pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas (AHBVCT).

Irei colaborar com a iniciativa fazendo rastreio da obesidade e consultas de nutrição. Serão realizados outros rastreios gratuitos: Glicemia, Colesterol, Triglicerideos, Osteoporose, PSA e Tensão Arterial; prova funcional respiratória e consultas de Podologia.

No domingo às 11h , no Salão Nobre da AHBVCT, realizarei o Colóquio subordinado ao tema “Alimentação Saudável, exercício físico e emagrecimento”, com entrada livre.

Se estiver no norte do país, passe por lá.

Conspirar contra si

"Será? Esquecendo os problemas comemos menos e atingimos os objectivos?..."

Esta dúvida deixada por uma leitora, continua a ser a dúvida de muitas pessoas. Por isso vou voltar a falar do tema.
Quanto mais ansiosos e pressionados estamos, mais engordamos. Além do factor stresse nos incentivar a comer mais e pior, leva a que o nosso organismo liberte o Neuropeptídeo Y, uma molécula que desbloqueia determinados receptores dos adipócitos, as células gordas, fazendo com que estas aumentem de tamanho e número.

Procure relaxar!

terça-feira, 19 de maio de 2009

O sódio

O consumo excessivo de sódio (sal) é um dos grandes problemas na alimentação dos Portugueses, que sofrem as suas consequências, entre elas a hipertensão e o AVC.
Façam agora um teste. Na próxima vez que forem a um supermercado peguem num pacote de batatas fritas e um pacote de cereais de pequeno almoço tipo "corn-flakes" com rotulagem onde esteja indicada a composição em sódio. Analisem a quantidade de sódio. O resultado será espantoso. A quantidade de sódio presente em algumas gamas de cereais de pequeno almoço ultrapassa ou iguala as de algumas batatas fritas de pacote. No entanto a publicidade incita ao consumo destes cereais.
Esteja atento aos rótulos, pela sua saúde!

Batatas fritas de Fast-food (porção pequena - 85 g) - 168 mg Sódio
Kellog's Special K (1 taça - 31 g)- 224 mg Sódio
Golden Grahams (1 taça - 30g) - 260 mg Sódio

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Não consegue emagrecer

Muitas pessoas, apesar de uma actividade física regular e de uma alimentação saudável, não conseguem manter um peso saudável. Os motivos podem ser surpreendentes.

1. Maus hábitos de sono
Produzimos duas hormonas, a grelina e a leptina, relacionadas com o apetite. A grelina é segregada pelo estômago e estimula o apetite, a leptina informa o hipotálamo que estamos saciados e leva-nos a parar de comer. Estudos constataram que a insónia favorece o aumento da produção de grelina e a diminuição de leptina.
As pessoas que dormem menos comem mais e por outro lado, como se sentem mais cansadas fazem menos exercício.

Coma alimentos indutores do sono

Já sabe que o álcool, café, chá verde ou preto, chocolate ou a coca-cola, assim como refeições pesadas, são de evitar especialmente perto da hora de dormir.

Mas será que conhece os alimentos que, dado os seus nutrientes, são amigos da almofada? Cá estão alguns deles: abóbora, atum, alcachofra, abacate, peixes gordos, amêndoas, pêssego, nozes, ananás, batata, cogumelos, banana...

Mente sã

O nosso cérebro é poderoso. E pode ser treinado. Não adianta tratar o corpo, ter cuidado com o que come, se o pessimismo e os pensamentos negativos são o seu modo de vida. É importante perceber o que é realmente importante na vida e estabelecer prioridades. Por isso, comece já. Pense todos os dias nas coisas boas que tem na sua vida e tire o máximo partido dos momentos agradáveis. O resto, menos bom, minimize.
Verá que, por exemplo, será muito mais fácil emagrecer os 5kg que há muito queria ou a ser saudável.

domingo, 17 de maio de 2009

Sumo anti-ressaca

Ingredientes
1 maçã média descascada
½ cenoura descascada
1 talo pequeno de aipo
Sumo de 1 laranja

Preparação
:
Pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o sumo da laranja.

Aipo, o forte


A disseminação do aipo na cozinha portuguesa deixa um pouco a desejar. Ainda assim, os benefícios são vários. Desde a redução da tensão arterial à prisão de ventre, problemas do fígado, bexiga ou disfunções menstruais. É também fortemente vitaminado (vit. A, B, C) e contém sódio, ferro, potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Por último, o aipo é rico em glutationa, que ajuda a neutralizar os radicais livres. É por isso quase impensável que gregos e romanos o utilizassem apenas como planta decorativa. E nós? Estamos à espera de quê? Nem que seja um suminho...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ser magra


(clicar na imagem para ver maior)

Ser magra é o objectivo maior de uma mulher? Qual é o seu?

Comer antes de se exercitar



Antes de fazer exercício físico, o mais indicado é que se ingira uma refeição particularmente rica em hidratos de carbono complexos (p.ex., batata, massa integral, etc.) e líquidos (p.ex. sopa e água) 3 a 4 horas antes. 60 a 90 minutos antes do exercício, deve fazer-se um lanche (p.ex., sanduíche de pão escuro e 1 copo de leite magro, ou uma barra de cereais integrais e sumo light). Se escolher fazer a sua actividade de manhã, pode sempre ingerir um pequeno lanches antes de sair de casa, como uma peça de fruta e um iogurte sólido magro.

Não é aconselhável a ingestão de alimentos muito ricos em açúcares simples imediatamente antes de fazer actividade física (barras de cereais, bolos, chocolates, refrigerantes, etc.). Estes promovem a subida rápida de açúcar no sangue, podendo depois até ocasionar uma sensação temporária de fraqueza provocada pelo fenómeno de "hipoglicémia reactiva".

Também um bom estado de hidratação é fundamental para evitar a fadiga precoce. É recomendável a ingestão de água frequente ao longo de todo o dia e um maior aporte nas horas que antecedem a prática de exercício (p.ex. cerca de 500ml nos 60-90 minutos precedentes).

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Hidratos de carbono, sim

Hidratos de carbono, proteínas e gorduras, são os únicos nutrientes que fornecem energia.
Os hidratos de carbono, sobretudo os complexos, devem contribuir com cerca de 50% do valor calórico diário. Se esta percentagem for menor, as calorias serão obtidas a partir de proteínas ou gorduras ingeridas. Além do metabolismo destes dois nutrientes originar subprodutos mais difíceis de eliminar pelo organismo, as gorduras têm mais do dobro da energia dos hidratos de carbono e das proteínas: 9 calorias/grama nas gorduras contra 4 calorias nos outros dois nutrientes.

Assim, os hidratos de carbono não são os maus da fita, mas talvez a gordura que normalmente os acompanha: pão com queijo gordo ou chouriço, massas com muito azeite ou natas, batatas cozidas a nadar em azeite, etc.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ver a vida cor-de-rosa


A serotonina é uma hormona que favorece a descontracção e o bem estar. Quando ela nos falta, o humor degrada-se e ficamos rabugentos. Há quem defenda que muitas zangas são provocadas por um défice desta substância geradora de prazer. As mulheres produzem menos serotonina que os homens e vão buscar à comida os nutrientes indispensáveis ao seu fabrico.

O consumo de hidratos de carbono ajuda à sua produção. Já não há, por isso, razão para fugir ao pão, das massas, do arroz, das batatas ou das leguminosas. Já reabilitados pelos nutricionistas, são uma fonte de energia e evitam os ataques de mau génio. Mesmo em planos de emagrecimento, convém consumir todos os dias pelo menos 150g de hidratos de carbono.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Publicidade enganosa?


«O nosso novo produto não tem gorduras, colesterol, calorias, açúcar, sal ou conservantes. A caixa está vazia, mas é exactamente o que toda a gente quer...!»