Kaleb Bussenchutt é um menino australiano, de 5 anos, que está a espantar o mundo pela sua total incapacidade de ingerir alimentos. Na altura das refeições Kaleb bebe água ou mastiga cubos de gelo. Para se alimentar, usa uma sonda ligada ao estômago 20 horas por dia, que lhe fornece uma mistura rica em nutrientes e cálcio. O seu problema foi detectado muito cedo quando rejeitou o leite materno. Ao longo dos anos, fizeram-no experimentar várias dietas mas nenhuma resultou. Depois, os médicos confirmaram que Kaleb tinha múltiplas alergias e intolerâncias e sofria de um severo problema de má absorção dos alimentos. É comum haver uma alergia a certos alimentos mas não a toods. Actualmente, uma em cada 20 crianças tem uma destas alergias. Dizem os médicos que nunca como agora se viram tantas alergias a certos alimentos. Pedem, por isso, mais investigação nessa área.
Finalmente chegaram os dias quentes. Experimente o Sorvete de Abacaxi e Gengibre para fazer baixar a temperatura. É yma sobremesa com baixo teor calórico (75kcal por dose) e sem colesterol.
4 doses 1 limão com casca e sem caroços cortado em quartos 300g de abacaxi 30g de adoçante em pó 1 clara (fria) 500g de gelo 1 colher de chá de gengibre fresco picado
Corte a fruta em bocado grandes e leve todos os ingredientes juntos a bater no misturador durante 2 minutos. Se ficar líquido junte mais fruta. A textura deve ser a de um creme espesso e homogéneo. Leve ao congelador.
4 tomates grandes, maduros 150g de atum fresco (ou enlatado em água) 1 cebola roxa 1 dente de alho Sal e pimenta q.b. 20g de cheiros (salsa\coentros\cabolinho) 10ml de azeite virgem extra
Corte o tomate na parte superior e retire as sementes. Para preparar o recheio deve picar em cubinhos o atum, a cebola, o alho e os cheiros e temperar com sal e pimenta. Refogue em azeite o preparado. De seguida, recheio o tomate e leve ao forno durante 10 minutos.
Seja de sidra, vinho, ameixa, arroz ou balsâmico, use o vinagre nos seus temperos e dê sabor aos pratos adicionando poucas calorias. Aqui tem mais três boas razões para fazer essa opção:
Ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de glicemia.
Facilita a digestão.
Estimula a produção de proteínas que auxiliam o organismo a eliminar gordura.
Nas férias, há tendência para não ter horários, no entanto, as refeições não devem ser esquecidas. Comece o dia com um bom pequeno-almoço. Este é o melhor truque para acelerar o seu metabolismo e ingerir menos calorias durante o dia.
Se tem uma úlcera no estômago ou no duodeno, evite:
tomate
limão
azeite
queijo
maionese
Está também desaconselhada a ingestão de leite para acalmar a sensação de ardor pois as proteínas presentes no leite vão estimular a produção de mais ácido.
Uma das medidas mais eficazes para reduzir o colesterol sanguíneo é seguir um plano alimentar equilibrado e saudável, associado à prática de actividade física. Este plano deverá limitar alguns alimentos que se sabe favorecem o aumento do colesterol e privilegiar outros que o previnem ou combatem. É importante saber que mesmo pessoas magras podem ter hipercolesterolemia e que crianças e adolescentes também ser rastreadas desde que haja história familiar. Muitos jovens usam e abusam de alimentos ricos em gordura saturada e trans que se encontra em produtos animais, como carne e lacticínios gordos, mas também em produtos de pastelaria e alimentos de "pacote",o que poderá determinar o aparecimento precoce de colesterol excessivo no sangue.
O que comer? Deve-se evitar os fritos e para temperar preferir azeite e gorduras vegetais não hidrogenadas (óleo de milho, de girassol, de amendoim, etc), em quantidades moderadas.
Limitar o consumo de carnes vermelhas a 2 vezes por mês e evitar o consumo de órgãos e vísceras. Consumir mais vezes peixes ou mariscos e carne de aves. Os ovos (gema e clara em simultâneo) podem ser consumidos uma vez por semana desde que nesse dia se evitem outros alimentos ricos em gorduras indesejáveis.
Em substituição da carne, consuma leguminosas, como o grão-de-bico, feijão, favas ou lentilhas, combinadas com arroz ou massa.
Coma duas nozes ou um pequeno punhado de amendoins por dia, mas não mais porque são muito calóricos. Pode incluí-los em saladas ou massas em substituição da carne.
Consuma pão, farinhas, massas ou arroz pouco refinados, de farinha mais escura, com maior teor de fibras.
Comece todas as refeições com um prato de sopa de legumes, e acompanhe sempre o prato principal com legumes e vegetais, produtos ricos em fibras.
A sobremesa deve ser sempre sinónimo de Fruta fresca.
E... Tente fazer exercício todos os dias. Pode fazê-lo em períodos de 10 minutos, três vezes ao dia.
• Coma peixe várias vezes por semanas e em pequenas doses de cerca de 100g por refeição.
• Se o seu objectivo for reduzir o valor calórico da sua refeição, dê preferência a peixes magros, como o bacalhau fresco, raia, safio, peixe-espada, maruca, corvina, cherne, linguado, pescada, tamboril, truta, entre outros. Mas saiba que poderá perder a qualidade ímpar dos ácidos gordos “marinhos”!
• O atum enlatado, sobretudo aquele que é conservado em água e o salmão fumado são boas opções alimentares a incluir no menu semanal; porque são um pouco mais salgadas que o peixe fresco, não abuse (1-2 vezes por semana).
• Cozinhe os peixes gordos de forma a aproveitar a sua gordura (peixe assado, estufado, ou no micro-ondas, por exemplo).
• Se lhe souber bem e nos casos em que isso é possível, ingira também a pele do peixe, rica em ácidos gordos ómega-3.
Helen Anderson, de 26 anos, morreu depois de durante alguns meses fazer uma dieta à base de sopa e água. A notícia é avançada pela BBC.
De acordo com as autoridades que investigaram a sua morte, Helen morreu devido a uma cetoacidose, uma reacção química criada pelo próprio metabolismo por falta de açúcar. «É uma espécie de envenenamento, que se desenvolve rapidamente, sem que as pessoas se apercebam», afirmou o chefe da investigação Terence Carney.
A cetoacidese é uma acidose observada essencialmente na diabetes e durante o jejum prolongado. Deve-se à acumulação no organismo de corpos cetónicos, produtos resultantes da desintegração dos lípidos utilizados em quantidade excessiva para as necessidades energéticas, em substituição dos hidratos de carbono cujo metabolismo está perturbado ou ausentes da dieta.
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna - Hepatites tóxicas: revisão da literatura
A busca do peso perfeito através de milagres pode ter consequências muito sérias.
Estão relatados muitos casos de doença hepática consequentes da toma de medicamentos, chás e produtos ditos naturais para emagrecer. Considera-se hepatite tóxica a lesão hepática causada por inalação, ingestão ou administração parentérica de agentes farmacológicos ou químicos. E neste caso também a proliferação de “produtos naturais”, pode ter consequências deletérias. Os produtos ditos naturais têm também que ser depurados pelo fígado.
Há pessoas mais predispostas a desenvolverem problemas. De uma forma geral as mulheres são mais propensas à hepatotoxicidade. A insuficiência renal, por dificultar a excreção de fármacos ou metabolitos, é uma predisponente óbvia. A obesidade modifica a distribuição e a metabolização de fármacos muito lipossolúveis,e predispõe à existência prévia de esteatose/esteatohepatite.
A proliferação das chamadas medicinas alternativas, e a crença generalizada que os produtos “naturais” são inócuos impedem que muitas vezes estas substâncias sejam consideradas como etiologia de reacções hepatotóxicas. Estão descritos vários casos de hepatotoxicidade causados por ingestão de substâncias derivadas de plantas. Uma referência especial para o sene, usado na prática clínica como laxante, e que pode causar dano hepático.
Existe uma dificuldade marcada para efectuar o diagnóstico, pois para além de apenas 40% dos utentes reconhecerem perante o seu médico que usam este tipo de produtos, a falta de regulamentação impede que, em termos práticos, seja muitas vezes impossível identificar a composição dos “chás” que o doente tomou.
Vários estudos científicos defendem que o leite magro pode ser usado como “bebida desportiva”, especialmente na recuperação após o exercício. Há uma crescente evidência a suportar o uso de leite magro após o exercício por atletas que se submetem regularmente quer a treino de endurance, quer a treino de força.
O leite magro possui características nutricionais que teoricamente o fazem uma potencial bebida de recuperação. A quantidade de hidratos de carbono, a lactose, presente na sua constituição é semelhante às encontradas em muitas bebidas desportivas no mercado. Contém caseína e proteínas do soro de 3:1 o que leva à digestão e absorção lentas, levando à subida sustentada das concentrações de aminoácidos no sangue. O leite contém também elevadas concentrações de electrólitos, que são naturalmente perdidos pelo suor durante o exercício.
É necessária mais investigação, mas pelos resultados até agora obtidos o leite magro mostra-se uma bebida eficaz na promoção da recuperação após o exercício.
Com o passar dos anos, a pele perde tonicidade e luminosidade devido à progressiva falência dos processos de oxigenação de toxinas. As manchas agravam-se e os poros dilatam, o que, juntamente, com a perda de colagénio, dá um aspecto envelhecido ao rosto.
Reforce a ingestão de frutas e vegetais, que têm uma acção depurativa. Se tiver prisão de ventre, tome uma colher de levedura de cerveja dissolvida em meio copo de água antes do almoço e do jantar. É um bom regulador do trânsito intestinal.
No âmbito da sua ligação à comunidade, a FCNAUP desenvolveu o e-book Alimentação em Tempos de Gripe. Este manual tem como objectivo ajudar os Portugueses a organizarem atempadamente a sua alimentação para enfrentarem a pandemia de gripe.
Embora os cuidados alimentares em caso de gripe sejam relativamente simples, a necessidade de permanência no domicílio e as consequências da doença como o cansaço e a falta de apetite levaram a reunir este conjunto de recomendações práticas. Assim, para além de sugestões de como proceder à escolha e ao armazenamento de alimentos incluíram sugestões de organização do dia alimentar.
Febres altas, dores musculares, tosse, falta de apetite e um risco elevado de desidratação são alguns dos sintomas que caracterizam a doença. Para além de cuidados médicos, o tratamento da gripe exige muito repouso e uma alimentação adequada. O manual inclui sugestões sobre o aprovisionamento alimentar, a conservação à temperatura ambiente ou em condições de frio bem como o planeamento de refeições. A exigência de permanência no domicílio dá realce à utilidade deste e-Book pois "é o formato mais adequado e ajustado para a divulgação desta mensagem, à distância de um clique".
Faz-se fritar a cebola (usando o dobro da quantidade que se usaria habitualmente) numa mistura de água e pouco azeite, que se terá sempre de ir acrescentando com mais água. Para dar mais cor, junta-se no início uma colher de chá de polpa de tomate.
A gratinar
Usar queijo magro ralado que se prepara adquirindo queijo magro e deixando-o secar no frigorífico uns dias, antes de ralar.
A temperar saladas
Juntar a uma colher de chá de azeite uma boa quantidade de sumo de limão ou vinagre de vinho e ervas: orégãos, coentros…
Em alternativa, preparar um molho de iogurte:
Variante 1: Bater 2 dl de iogurte magro com o sumo de meio limão e 2 colheres de sopa de ervas picadas (coentros, salsa, cebolinho, etc.). Temperar com sal e pimenta.
Variante 2: Bater 2 iogurtes magros com 2 colheres de polpa de tomate e 1 colher de sobremesa de vinagre. Juntar 1 dente de alho picado e temperar de sal e pimenta.
Ao assar no forno
Apara-se previamente a carne de todas as gorduras visíveis.
Prepara-se uma marinada com que se envolve a carne, durante 24h, no frigorífico, em recipiente fechado. A marinada pode incluir: alho, cebola, colorau, salsa, louro, vinho branco maduro, tomate, pimenta, rosmaninho ou tomilho ou orégãos. Esfrega-se bem a peça de carne com esta marinada que, depois de retirada, vai a assar em forno previamente aquecido, embrulhada em papel de alumínio (de modo a que o suco não se perca para a assadeira), em tabuleiro untado com azeite. Para dar mais cor à carne, pode abrir-se o papel no final da cozedura
É POSSÍVEL USAR FRIGIDEIRAS ANTI-ADERENTES PARA FRITAR BIFES, FAZER OMOLETES E OVOS MEXIDOS SEM ADIÇÃO DE GORDURA.
Em tempo de férias, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas alerta para a importância de uma alimentação saudável. Desta forma, apresenta algumas sugestões de sanduíches e saladas para o Verão.
Sanduíche de peru Sanduíche de preseunto Sanduíche agridoce Sanduíche de ovo Sanduíche de frango e ananás Sanduíche de camarão Salada Oriental Salada de peru com molho de frutos vermelhos Salada de feijão-frade Quiche colorida Beringelas recheadas Salada mista Disfrute das férias sem descurar da sua alimentação! Faça download das receitas aqui
Conheço alguns casos de pessoas que não se sentem satisfeitas com o seu peso: são muito magras e querem engordar.
De um modo geral, é mais difícil engordar do que emagrecer! Os seguintes alimentos podem ajudar, pois à partida são ricos em calorias, mas saudáveis! Gostando, tente comê-los com mais frequência e vá variando para não se tornar monótono:
Oleaginosas: Avelãs, amêndoas, nozes, pinhões, etc.
Colocar manteiga de amendoim no pão, batidos, tostas...
Frutos secos: figos, tâmaras, alperces, ameixas... (pode adicionar aos cereais de pequeno-almoço)
Use Azeite: tempero e confecção
Chocolate negro
Sobremesas tipo arroz doce
Batidos de fruta - para acompanhar as refeições
Para que consiga comer mais quantidade em geral, evite comidas muito quentes, evite sopas - que enchem muito com poucas calorias -, por isso coma as verduras cruas ou ao vapor, evite beber água às refeições, para que caiba mais volume de comida. É importante ganhar peso devagar, para não originar problemas de saúde.
Para ajudar a ganhar mais consistência muscular faça musculação. O exercício físico é muito importante para que consiga ganhar peso sem ganhar massa gorda.
A identificação dos sintomas de ortorexia pode fazer-se a partir do Teste de Bratman:
Passa mais do que 3 horas por dia a pensar na sua dieta? Planeia as suas refeições com vários dias de antecedência? Para si o valor nutricional dos alimentos é mais importante do que o prazer de os comer? A sua qualidade de vida degradou-se quando melhorou a sua qualidade alimentar? Nos últimos tempos tornou-se mais exigente consigo próprio? A sua auto-estima fica reforçada por comer saudável? Deixou de comer alimentos de que gostava para apenas comer alimentos "saudáveis"? Considera que comer fora de casa é um problema e isso afasta-o da família e amigos? Sente-se culpado quando sai do regime? Sente-se em paz consigo e acredita que tudo está sob controlo quando come saudável?
Responder sim a 4 ou 5 questões significa que é necessário relaxar-se mais no que respeita à alimentação. Responder afirmativamente a todas as perguntas traduz uma verdadeira obsessão pela alimentação saudável.
Quanto mais cedo forem detectadas estas perturbações mais fácil será tratá-las. Um nutricionista será a pessoa ideal para ajudar a tratar o problema. Assim haja o reconhecimento de que este existe.
"...Agora uma pergunta pessoal Drª... a nível de cereais ao pequeno almoço, quais são aqueles que podemos comer sem ficarmos com a consciencia de que nos vão fazer engordar?..."
Mais uma vez digo: atenção às quantidades!! São as quantidades que tornam o alimento saudável ou não. Um alimento com baixo teor em calorias, açúcar e gordura, ingerido em grandes quantidades também engorda.
Os melhores cereais de pequeno-almoço são os integrais não açucarados. A oferta de cereais não açucarados é baixa, mas basta perder um pouco de tempo no supermercado a ler os rótulos para se fazer a compra certa. Os Corn flakes, de um modo geral, não costumam ter adição de açúcar. Os sacos de aveia são também uma boa opção. 60g de cereais de pequeno almoço, é a quantidade média de cereais que um adulto deve ingerir.