sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dúvida

As dietas de um único alimento são uma forma eficaz de emagrecer?


Com a chegada do Verão, surgem por todo o lado dietas "malucas" que prometem milagres. Há regimes, como o do abacaxi ou o da sopa, que defendem essa teoria de que comer apenas um alimento emagrece. Mas estas dietas de um único alimento, para além de aborrecidas e monótonas, constituem um grande perigo para a saúde. A alimentação, deve ser sempre variada, completa e equilibrada.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mandamento


Beberás chá verde

As catequinas, presentes no chá verde, estão associadas à redução de gordura abdominal, uma das formas mais perigosas de obesidade e aceleram o metabolismo. Estes factos foram comprovados por diversos estudos científicos, entre os quais o estudo liderado pelo investigador japonês Tomonori Nagao.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Quivi



O quivi é uma fruta muito saborosa e leve. Esta fruta exótica tem poucas calorias e cuida do coração e dos rins, e tem potentes efeitos anti-idade. Para além disso, o seu elevado teor de vitamina C e de potássio é eficaz no combate à depressão. Rico em fibra, o quivi é óptimo como laxante e para reduzir o "mau" colesterol (LDL).

Um truque na cozinha
O seu sabor é uma mistura agridoce, e a sensação de acidez efervescente que proporciona está relacionada com o seu conteúdo de potássio, ácido ascórbico e de uma enzima chamada actinidina. Esta enzima amacia as proteínas da carne: esfregar um bife com quivi fará com que fique muito suculento.

terça-feira, 9 de junho de 2009

No japonês


Peça isto:
Sashimi: Atum, salmão e sardinha crus têm um altíssimo teor de proteínas e ácidos gordos polinsaturados.

Teriyaki de vaca: Apesar de ser carne vermelha, neste caso não estamos a falar de muita gordura, na medida em que depois de marinada se assa a alta temperatura.

Sopa de miso: Este caldo é feito à base de soja fermentada, pelo que é pobre em gordura e rica em vitamina B12 e zinco que potenciam o sistema imunitário.


E não isto:
Molho de soja: O sashimi sem molho de soja pode parecer que não combina, mas não se esqueça que a soja é rica em sódio o que pode provocar a subida da tensão arterial.

Algo que esteja muito frito: Sim, é mesmo isso que está a imaginar: tempura super estaladiça.
Ir a um japonês e pedir proteínas muito fritas acompanhadas de molho curry é desperdiçar completamente todos os benefícios nutricionais que este tipo de gastronomia oferece. Cinja-se às coisas que são apenas ligeiramente fritas, às grelhadas, às cozidas ou, se preferir, às cruas.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cozinha de Verão Criativa e Saudável


Dia 21 de Junho, vou realizar um Workshop onde vou ensinar a confeccionar pratos saudáveis e leves tão propícios para o Verão.
O workshop terá uma componente teórica e uma prática, onde vai poder meter as mãos na massa!

Horário: 11h-12h30m
Preço: 10 €
Local: Hotel Solverde, Espinho

Poderá fazer a sua inscrição através dos seguintes contactos:
937625041
227338030
spa@solverde.pt
anapimentaribeiro@gmail.com

Sopa

A Branquinha, há uns dias deixou o seguinte comentário: "Boa tarde! Tenho uma dúvida: estou num processo de emagrecimento mas infelizmente não consigo fazer uma sopa com legumes que fique apetitosa. Alguma sugestão?"


A sopa de legumes é um excelente alimento. Tem fibras, é rica em sais minerais, vitaminas e água. A sopa reconforta o estômago diminuindo o apetite e é pouco calórica. Por isso deve ser comida ao almoço e ao jantar, antes do prato principal.
A combinação de vegetais numa sopa é infindável e depende apenas da sua imaginação. Pode substituir a batata por curgete ou abobora, por exemplo. Deixo uma dica: misture curgete, cebola, brócolos, cenoura, repolho... Passe tudo até obter um creme, no final junto repolho em juliana e deixe cozer. Pode também usar a couve, o nabo, o feijão verde, o espinafre, a ervilha, tudo vegetais ricos em fibras. Atenção à quantidade de azeite que coloca no final. Um fiozinho, em cru, basta.
Para não ter que estar sempre a fazer sopa pode congelá-la para a ter sempre pronta a consumir.

domingo, 7 de junho de 2009

Sem corantes nem conservantes


Guia para manter a fruta sempre fresca

Ameixa, melão, melancia, pêssego e nectarina
Pode colocá-los no frigorífico uma a duas horas antes de servir, mas deve conservá-los à temperatura ambiente.

Ananás
Deve ser conservado à temperatura ambiente e colocado no congelador, já cortado, cerca de 10 minutos antes de servir.

Banana
Nunca deve ser colocada no frigorífico.

Cerejas
Deve conservá-las na parte inferior do frigorífico, caso contrário só duram um dia sem se deteriorar.

Citrinos
Devem ser conservados à temperatura ambiente.

Damascos
Se estiver verde pode deixá-lo 2 a 3 dias à temperatura ambiente, mas se estiver maduro coloque-o no frigorífico.

Maçã
Tanto pode ser conservada dentro como fora do frigorífico.

Morangos
Coloque-os na parte inferior do frigorífico.

Uvas
Podem ser conservadas à temperatura ambiente durante 2 dias, mas depois devem ser colocadas no frio.

Fonte:www.asae.pt

sábado, 6 de junho de 2009

Acabar com os mitos


Fazer exercício com roupa térmica faz perder gordura e peso.

MITO.

Muitas pessoas acreditam que transpirar muito durante o exercício físico é sinónimo de grande perda de calorias mas isto não é verdade.

A transpiração e respiração originam unicamente uma perda de água do nosso organismo e esta água é reposta assim que forem ingeridos os indispensáveis líquidos após terminado o esforço. Por isso mesmo, quem utiliza roupa impermeável ou térmica para provocar mais transpiração no decorrer do exercício não está a produzir nenhum efeito na mobilização da gordura corporal e nem sequer está a favorecer a sua saúde, levando a uma perda excessiva de água que é fundamental ao organismo.

Empadão de legumes

Uma receita para experimentar no fim de semana.

Ingredientes:
8 batatas pequenas
Brócolos (1 ramo)
1 curgete
1 cenoura
1 cebola
polpa tomate q.b
sementes sésamo q.b
azeite q.b
flocos de levedura de cerveja q.b
Queijo ralado magro q.b.

Preparação:
Coze as batatas em rodelas finas. Num tacho à parte, refoga a cebola em rodelas no azeite. Junta a curgete e a cenoura em rodelas finas. Acrescenta os brócolos em pequenos pedaços. Acrescenta polpa tomate e deixa cozinhar em lume brando até os legumes estarem cozidos.
Numa travessa, coloca uma camada de batatas, outra camada de legumes polvilhada com semente de sésamo e por fim as restantes batatas. Cobre com as natas.
Polvilha o empadão com flocos de levedura de cerveja, mais um pouco de sementes de sésamo e com o queijo. Leva ao forno a gratinar cerca de 10 minutos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nádegas firmes para o Verão

Tenha umas nádegas bonitas para este Verão.
Além de uma alimentação equilibrada e variada é recomendável que beba muita água para se manter sempre hidratada/o.
Faça estes exercícios e verá que ficará com umas nádegas de fazer inveja.
Antes de começar qualquer exercício deve de ter em mente que deve de fazer um aquecimento muscular. O aquecimento gradual dos músculos e do sistema cardiovascular podem ajudar a diminuir as dores depois do treino e a prevenir lesões. Estes são pequenos exemplos: andar a passo rápido, subir e descer escadas, andar de bicicleta...

Exercícios que ajudam a melhorar a musculatura dos glúteos, mais conhecidos por nádegas:

Elevação inversa com perna dobrada

Posição inicial:

- Comece este exercício apoiando as mãos e os joelhos no chão.

- Dobre a perna esquerda formando um ângulo de 90 graus para cima.

- Mantenha a perda direita dobrada e suporte o seu peso com os braços.

Movimento:

- Contraia os glúteos enquanto levanta a perna esquerda para cima e para trás.

- Mantenha esta posição por uns segundos e regresse à posição inicial.

- Repita a série e realize com a perna direita.


Elevação dos glúteos

Posição inicial:

- Deite-se de barriga para baixo com as pernas levemente dobradas.

- Utilize os cotovelos para estabilizar o corpo.

Movimento:

- Levante simultaneamente as pernas até não poder mais, sem dobrar as pernas.

- Mantenha as pernas no ar por uns segundos e regresse à posição inicial.

- Contraia os glúteos durante todo o movimento.



Depois de fazes estes exercícios deve de fazer alongamentos. O alongamento é uma componente importante em todos os programas de exercícios e devem ser feitos no final de cada sessão de exercícios.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Recuperação após exercício

Para a recuperação muscular, é importante não demorar a comer depois do treino. Tente comer até 40 minutos após a actividade. A melhor recuperação pós-treino é feita com hidratos de carbono complexos e proteínas, essenciais para os músculos.
Por fim, não esqueça que a nutrição não diz respeito apenas aos alimentos, mas também à hidratação. É importante beber água após o exercício.

Veja, agora, alguns exemplos de alimentos que pode consumir após a actividade física para elevar os seus músculos à máxima potência!



- Sande de pão escuro com queijo magro.

-1copo de leite magro

- 1 fatia de melancia.

- Carne magra com arroz ou massa ou batata assada/cozida.


Observação: Diversos factores interferem na alimentação ideal antes e após os exercícios, como o tipo de actividade física, a intensidade e o objectivo: emagrecer, ganhar massa muscular.

O que é a neofobia?

É o medo do novo. Muitas crianças rejeitam alimentos novos por receio do desconhecido. Há quem defenda a teoria de que é um mecanismo de defesa desenvolvido há milhares de anos, quando as crianças ficavam sozinhas desde cedo. Se pegassem em tudo o que vissem e comessem, podiam morrer. Só depois de verem os pais a comer determinados alimentos é que passam a aceitá-los e até a gostar.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O segredo da sopa


Uma sopa de legumes baixa em calorias pode ser a sua arma secreta para emagrecer, ou manter o seu peso, todo o ano. Coma sopa de legumes antes do prato principal e desligue o sinal do apetite. As fibras e a água dão volume sem adicionar calorias, enchem o estômago e fazem com que se sinta cheio durante mais tempo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

As curvas regressaram

Os paradigmas da beleza renovam-se ao sabor das épocas e das culturas, e parece que a moda está a entrar num período de transição. A exaltação da magreza está a esgotar-se para dar lugar ao elogio da saúde. Celebrar as curvas é reconhecer a identidade feminina, ou não fossem essas as linhas que distinguem as mulheres dos homens. Apesar disso, esculpir o corpo sem perder as tão apreciadas formas não é fácil. Durante a adolescência, e ao longo das diferentes fases da vida, é necessário ter cuidados alimentares e praticar exercício físico. O segredo para ter "tudo no sítio" está no equilíbrio.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O tempo da Beterraba


A beterraba, rica em proteínas e vitamina C, é o legume do momento. Esqueça a versão de conserva e opte por comê-la assada: corte a beterraba em fatias ou pedaços, regue-a com um fio de azeite e coloque no forno bem quente.
Para variar, pode coze-la em sumo de laranja acabado de espremer.

sábado, 30 de maio de 2009

Ordem dos Nutricionistas

O Ministério da Saúde acaba de dar luz verde à criação da Ordem dos Nutricionistas, conforme anunciou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, na abertura do VIII Congresso da Nutrição e Alimentação, no Porto.
O processo vai ter ainda que passar pelo Parlamento, depois de o Ministério da Saúde ter considerado que será "positiva para o país". Para a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento, este processo é determinante porque é necessário regular a profissão e definir um código deontológico, uma vez que há muitas pessoas sem formação adequada a fazer aconselhamento alimentar em Portugal. "Há verdadeiros atentados contra a saúde pública", considerou, dando o exemplo de SPA sem nutricionistas que têm "a vertente de aconselhamento alimentar".

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emagrecer a ler

Ler livros de acção, aventura ou sexo faz perder duas vezes mais calorias do que se estiver parado. A conclusão é de um estudo britânico divulgado pela BBC. Quando o corpo está imóvel gasta uma caloria por minuto, contudo, a companhia de um livro destas categorias pode ajudar a queimar o dobro das calorias, reconhecem os investigadores.
De acordo com os especialistas do estudo, o motivo para a perda de peso encontra-se no enredo destes livros, que ajudam o organismo a produzir adrenalina em maior quantidade, o que permite reduzir o apetite e, como consequência, ajuda a perder peso.
Depois de provado que os livros ajudam a emagrecer, os investigadores do estudo, patrocinado pela cadeia de livrarias britânica «Borders», não perderam tempo a fazer uma lista das obras que ameaçam competir com a balança.
O primeiro lugar foi ocupado pelo thriller Pólo, da escritora britânica Jilly Cooper. De acordo com os especialistas, as 800 páginas sobre escândalos e sexo correspondem a um gasto de 1,1 mil calorias, o equivalente perdido de uma refeição completa de um hambúrguer no prato.
O segundo lugar no pódio pertenceu ao conhecido best-seller Código da Vinci, de Dan Brown. A leitura da obra que descreve a existência de um segredo mantido pela hierarquia da Igreja faz com que o leitor consuma 885 calorias.
Se a ideia tiver sucesso, as livrarias vão ter de considerar uma secção dedicada aos livros que queimam calorias.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A hora do chá

Beber chá é um acto social cada vez mais comum. Tem benefícios para a saúde e alivia o stresse. E tem a vantagem de não ter calorias.
Inventado há cinco mil anos pelos chineses, o chá é a bebida mais consumida, depois da água.
O chá é, acima de tudo, excelente para a saúde: é uma bebida diurética com propriedades bactericidas. É também antioxidante, ou seja, ajuda a prevenir ou atrasa a ocorrência de danos nas células e tecidos do organismo. Embora o chá não substitua a fruta e os vegetais, alguns estudos indicam que é mais rico em antioxidantes do que muitos daqueles alimentos. Mas não é preciso passar o dia a beber chá. Três copos é uma boa dosagem.
O chá tem também uma acção psico-estimulante no desempenho cognitivo e no humor.
Não há razões para não se aderir à hora do chá... sem açucar!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Não arranje desculpas esfarrapadas

Comer demais porque sempre comeu assim não é justificação válida. Um hábito mau não se torna bom só porque sempre foi assim. Esteja atento aos seus mecanismos mentais de desculpabilização (e aos que os outros vão usar "contra" si).

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Comer saudavelmente fora de casa III

Tome controlo sobre si própria/o

Coma devagar. Experimente o sabor e a textura da comida, a atmosfera, a conversa... E se o paté ou os croquetes de entrada lhe parecem irresistíveis, peça para os retirarem da mesa.

Nos bufetes, cafetarias, restaurantes, pastelarias e outros locais de venda de alimentos, todas as opções parecem difíceis de resistir. Analise as possíveis escolhas e perca algum tempo a para ouvir o seu corpo, antes de escolher. Se já tiver comido o suficiente, porque não leva o que sobrou da refeição para casa? E se não consegue mesmo resistir à sua sobremesa favorita, limite a porção ingerida ou divida-a com amigo.
Diga adeus à culpa. Lembre-se que um excesso ocasional não é problema para a maioria das pessoas. Retome logo de seguida a sua alimentação usual balanceada e saudável, procurando igualmente manter uma actividade física adequada.