terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Verdadeiro é melhor


Actualmente, consumimos antioxidantes provenientes de uma panóplia de alimentos, bebidas e suplementos. Contudo, estudos realizados na universidade de Harvard (EUA) e publicados no British Journal of Nutrition, revelaram que os suplementos de vitamina C e vitamina E não dão os mesmos benefícios que os alimentos em si. Opte por consumir alimentos em vez de suplementos vitamínicos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Segredo para manter o peso à risca

Aqueles que cumprem as dietas, evitam as calorias vazias, seguem o seu plano de treinos e...
  • 92% fazem exercício em casa
  • 78% tomam o pequeno-almoço todos os dias
  • 75% pesam-se todas as semanas
  • 63% vêem menos de 10h de televisão
  • 54% queimam mais de 2000 calorias semanais com exercício físico
  • 40% fazem exercício com um amigo
  • 29% incluem treino de força

domingo, 22 de janeiro de 2012

Manter obesidade longe das crianças

A obesidade pediátrica tem aumentado em Portugal de uma forma dramática nas últimas décadas, com consequências graves na saúde. Uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso. A prevalência desta doença crónica é tão elevada que a Organização Mundial de Saúde já a considera a epidemia do séc. XXI.
Contrariar esta tendência é um dos maiores desafios que os pais, educadores e profissionais de saúde enfrentam.
Leia a crónica completa aqui.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Peixe: amigo do humor


De acordo com um estudo da faculdade de medicina da universidade de Pittsburgh, as pessoas que consomem fruto do mar (ricos em ómega-3, essencial para a as células cerebrais), não são apenas mais felizes como tendem a ser mais agradáveis. Por outro lado, as pessoas que não comem peixe regularmente são mais propensas a relatar sintomas leves de depressão, sentimentos de impulsividade e uma visão negativa sobre a vida.
A síntese de serotonina, hormona responsável pela sensação de bem estar, depende da existência de triptofano e da vitamina B6, pelo que a ingestão de alimentos como peixe, perú, lacticínios, ovo, frutas e vegetais poderá influenciar a sua síntese.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Afrodisíacos... mito ou realidade?


Muitas vezes se faz esta pergunta e a resposta dá ciência não deixa lugar a dúvidas: alguns alimentos, ervas e suplementos estimulam a produção de hormonas ou químicos que afectam a libido, actuando na mente ou em diferentes partes do corpo. A dúvida consiste em saber se o fazem em quantidade suficiente para os efeitos sentidos.
Felizmente, enquanto a pergunta permanece existe outra verdade confirmada: a eficácia do efeito placebo. Por exemplo, sabia que a capsaicina das malaguetas aumenta a transpiração, o batimento cardíaco e a circulação sanguínea, reacções comuns durante a relação sexual? Acredite!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ano Novo, novos hábitos

A cada início de ano há um tema recorrente: a preocupação de quem lida com o excesso de peso e que é a perda do mesmo, ou melhor, a forma de o conseguir.
Leia a crónica publica no Correio do Minho sobre o assunto.

Votos de um bom e saudável 2012.