sábado, 30 de outubro de 2010

Receita de Halloween para toda a família


Batido de Sangue Vampiresco

2 iogurtes naturais magros
1 pacote de morangos (ou amoras) congelados
cubos de gelo
sorvete de morango light

Como fazer:
1 – Mistura os iogurtes e os morangos na batedeira.
2 – Coloca tudo em copos
3 – Colocar cima uma colher de sorvete em cada

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Baixe o termóstato para queimar gordura


Com a chegado do Outono e do Inverno, este conselho pode parecer absurdo mas é excelente: reduza a intensidade dos aquecedores ou desligue-os para obrigar o corpo a aquecer-se de maneira natural. Deste modo irá perder essa gordura extra que o "aquece".

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Curgetes para todo o serviço


As curgetes, fazem parte do grupo de alimentos que devemos ingerir com frequência: são pouco calóricas e muito nutritivas devido ao alto teor em minerais e vitaminas, sem esquecer a fibra. Além disso, podem ser usadas em quase todos os pratos, sob a forma de sopas, saladas, recheadas,... É um alimento que facilita a digestão e tem efeito laxante, o que a torna indicada para quem sofre de gastrite ou prisão de ventre. Ajuda a regularizar os níveis de tensão arterial e é permitida a quem tenha problemas de rins por ter um elevado nível de potássio e um baixo nível de sódio.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ginásios pagam mais IVA

Quem frequenta ginásios deverá ver a sua mensalidade aumentar.

A prática de actividades físicas e desportivas deverá perder o direito à taxa reduzida de IVA (6%), passando a pagar 23%. Este aumento de imposto deverá reflectir-se nos preços pagos pelo consumidor.

Numa época em que os números de pessoas com excesso de peso e obesidade se tornam assustadores, não considerar a prática de exercício físico um bem essencial... é ainda mais assustador.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Unidos contra a Fome


Na comemoração do Dia Mundial da Alimentação de 2010, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) adopta o tema proposto pela FAO para este ano: “Unidos contra a Fome”, desenvolvendo assim as suas actividades de acordo com este tema, de forma a fomentar a consciencialização sobre a fome a desnutrição no mundo e promover a adopção de medidas de combate a estas situações.


Uma forma de participar é assinar a petição online, organizada pela FAO, a qual pede aos governos para definir como principal prioridade a erradicação da fome.

Pode aceder em: http://www.1billionhungry.org

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ordem dos Nutriconistas

No dia 8 de Outubro, foi aprovado o Projecto de Lei da criação da Ordem dos Nutricionistas.

Este projecto foi discutido em plenário no passado dia 19 de Março, tendo sido aprovado na generalidade a 25 de Março e seguiu para a comissão de especialidade (Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública), onde foi aprovado no passado dia 28 de Setembro.

Este processo iniciou-se há mais de 10 anos, pela mão Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), sendo que em Janeiro de 2009, esta Associação, remeteu à Assembleia da República um estudo independente que aborda a necessidade de criação desta Ordem, em termos de realização de interesse público e seu impacto sobre a regulação desta profissão, e que contou com o parecer positivo do Ministério da Saúde, em Maio de 2009.
Os profissionais da nutrição estão satisfeitos com a criação da Ordem dos Nutricionistas que lhes permitirá desenvolver para a sua profissão, de interesse público, sujeita a requisitos de ordem deontológica, um mecanismo de auto-regulação profissional oficialmente estabelecido, incluindo poderes de auto-regulamentação e autodisciplina.
Os cidadãos são os que mais sofrem as consequências de um mercado desregulado nesta área, sendo que a aprovação e instituição de uma Ordem permitirá uma protecção mais eficiente dos seus direitos e garantias.
Alexandra Bento, Presidente da APN, lembra que “com a criação da Ordem dos Nutricionistas ficarão salvaguardados os direitos e as garantias do cidadão no que diz respeito à prática da Nutrição”. Refere ainda que “Esta era uma pretensão dos nutricionistas, já de vários anos”.

Alexandra Bento refere que “instituições como esta que se criou em Portugal, já existem noutros países, sendo que a que mais se equipara à situação portuguesa é a do Conselho Federal de Nutricionistas do Brasil, que desempenha as funções de uma Ordem há mais de 40 anos e com muito sucesso.”

Fonte: APN

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Combater o stresse



Arroz integral com legumes

Ingredientes
2 chávenas (chá) de arroz integral
1 e ½ chávena (chá) de água
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
1 cebola picada
1 dente de alho
1 e ½ chávena (chá) de vagem em pedaços pequenos
2 chávenas (chá) de repolho roxo em tiras
½ chávena (chá) de milho-verde
4 colheres (sopa) de molho de tomate
Sal a gosto

Preparo: prepare o arroz e reserve. À parte, aqueça o azeite e doure rapidamente a cebola e o alho. Junte a vagem, o repolho e o milho. Refogue por 5 minutos e acrescente o molho. Depois, misture tudo no arroz, com mais 1 e ½ chávena (chá) de água. Abaixe o fogo e cozinhe.

Orientações gerais: consumir alimentos ricos em vitamina B6, já que ela protege o sistema nervoso central, que é super estimulado em situações de stresse crónico.

Justificar completamente
Alimentos-chave: vísceras, aves, atum, leite, leguminosas, gérmen de trigo, cereais integrais, banana e aveia.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nova Crónica Correio do Minho

Esta terça-feira saiu no Correio do Minho, jornal diário da minha cidade- Braga- mais uma crónica em que escrevo sobre alimentação. Esta semana o tema escolhido foi a Obesidade, esse grave problema de saúde. Leiam Aqui .

Sabia que...

Antes de fazer exercício físico deve ingerir quantidades pequenas de alimentos ricos em açúcares de absorção lenta, como pão, massas e cereais integrais. Deste modo, consegue estabilizar o nível de açúcar no sangue.